Braide apresenta programa Pró-Saneamento a Agência Francesa

O prefeito Eduardo Braide apresentou, na tarde desta terça-feira (1º), o programa Pró-Saneamento à chefe de Projetos de Água e Saneamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O projeto mais importante: trazer para o Ludovicense saúde e higiene.

O objetivo do programa é promover a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população ludovicense por meio de projetos e obras estruturantes de saneamento e urbanização integrada nas sub-bacias do Anjo da Guarda, Tamancão, Sá Viana e Vila Embratel, Rio das Bicas, na área Itaqui-Bacanga.

A proposta apresentada pelo prefeito Eduardo Braide à AFD leva o título de Programa de Saneamento e Urbanização integrada da região do Itaqui-Bacanga do Município de São Luís – MA e tem um prazo de execução de cinco anos a contar da data de assinatura do contrato de empréstimo com agência internacional.

Além do prefeito Eduardo Braide e da chefe de Projetos de Água e Saneamento da AFD, Camille Provost, também participaram da apresentação do programa Isabela Maia, coordenadora de Captação de Recursos da AFD; e os secretários municipais de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; e Meio Ambiente, Karla Lima.

O custo do programa Pró-Saneamento é de € 31.250.000,00 milhões de Euros, o equivalente a R$ 192.812.500,00, sendo 80% custeado pelo empréstimo junto a AFD e 20% com recursos da Prefeitura de São Luís. A Semispe será a executora do projeto que terá a coexecução da Semosp, Semurh e Semmam.

Por meio do programa, serão implantadas rede de drenagem das águas das chuvas, rede de esgotamento sanitário, rede de abastecimento d’água e urbanização integrada da região beneficiada com a implantação de equipamentos públicos, como praças, parques, hortas comunitárias e outros espaços verdes.

Desta forma, a Prefeitura de São Luís garantirá a melhoria das condições socioambientais, de saúde e de qualidade de vida de 258 mil pessoas que residem na área de abrangência do projeto – área Itaqui-Bacanga e sub-bacia do Coroadinho e Africanos, sub-bacias do Anjo da Guarda, Tamancão, Sá Viana e Vila Embratel, além do Rio das Bicas e bacias do Anil e Santo Antônio. O programa prevê ainda melhorias no sistema viário da área impactada.