Baldez compartilha vídeo mostrando semelhança antiga com a atual realidade

Uma frase disponível no Tumblr, plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, diz que a foto e o vídeo são uma das poucas coisas que tem poder sobre o tempo: eles o paralisam. A citação do autor desconhecido tem muito a ver com um vídeo antigo disponível no perfil do Facebook do advogado Mozart Baldez, pré-candidato à presidência da seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Maranhão. Nas imagens, o causídico aparece desmentindo boatos de ter fechado apoio a um dos grupos que concorreram na eleição da maior entidade de classe do país, em 2015.

Na gravação intitulada “não se mistura água com óleo”, Baldez aparece fazendo críticas aos grupos do advogado Thiago Diaz e da advogada Valéria Lauande que, na época, disputavam a presidência da OAB-MA.

“Advogadas e advogados, não se mistura agua com óleo. As eleições se aproximam, mas o que nós pregamos hoje com relação a eleições da OAB é a defesa intransigente da advocacia, é o combate à morosidade, é o combate à falta de decisões e sentenças, é o combate à jornada TQQ e QQ, é o combate aos ‘superdesus’ da justiça maranhense e um combate contra a inercia que a seccional da OAB vem praticando”, diz Baldez em trecho do comentário que encerrou dizendo que por esses motivos não iria coligar com ninguém. “Somos a única e verdadeira oposição”, completou.

Poucas pessoas percebem, mas apesar de ter muita semelhança com a atual realidade em que vive a advocacia maranhense, o vídeo foi publicado no dia 30 de setembro de 2015. Tem exatos três anos e um mês. De lá para cá, pouca coisa mudou.

“A única coisa que mudou, nesse período, foram os posicionamentos dos meus concorrentes. Alguns romperam com grupos que ajudaram a eleger; outros se aliaram a grupos que ajudaram a derrotar. E eu continuo defendendo a mesma coisa que defendia há três anos”, reforçou Baldez, sustentando ainda que a realidade é um conceito e a verdade uma percepção.

“A verdade não se modifica nunca, ela é sempre a mesma. Há três anos defendo a mesma posição. Naquela época não tive condição de montar chapa, e embora tenha sido convidado, optei ficar fora da disputa, porque em outrora, assim como hoje, não estou buscando colocação. Defendo a valorização da advocacia. Ganhando ou perdendo vou morrer defendendo o que sempre defendi. Água e óleo não se misturam”, ratificou Baldez.