2026: Acertos e erros de Brandão…

Sob Brandão o Maranhão vive um breve horizonte de oportunidades.

Está óbvio que o Maranhão precisa trilhar caminhos responsáveis.Neste sentido, os acertos de Brandão embora quase prejudicados pelo perigo das “polítiacagens supremas” acabaram definindo um campo não apenas para disputas politicas, mas para as egrenagens estatais: porodução e negócios, distanciando-se das narrativas polarizadas.

Couro grosso – cabra da peste segurou o Maranhão para não voltar ao controle da “militância”. Hora de olhar para o horizonte.

Cabra da peste:

A extratégia do homem que negou ser um “teleguiado” ou “controlado” por um mandatário direto de Brasilia, foi calar-se: submeteu-se a tudo de pior, inclusive ter “morado” por quase 8 anos nos porões de um Palácio opaco, fétido e podre, sofrendo até humilhações.

O Maranhão precisava sair do “retrovisor” e olhar para o “para-brisa”.

Chamou atenção a lista dos chatos de 2025, nela observa-se claramente quem tentou manter o estado no antigo “chão de giz” (repleto de fragilidades) ao invéis de pisar os pés na dura realidade: só se muda uma realidade de pobreza (extrema) com trabalho e não “militância”.

O governador só peca em manter quem é inimigo ao seu lado, tem até aqueles que já sairam mas, de fato, continuam dentro. Aí só levando surra de pião rôxo.

Abaixo, um pouco daquilo que foi regra geral do estado, sob a militância, que por vários anos criou narrativas e “polarizações” apenas para justificar-se no comando de cargos de um estado rico, que por décadas foi lançado na pobreza, e, agora, poderá ser governado fora da militância, olhando para frente, focando no horizonte.