Sob proteção do STF, ‘Tropa do Jacaré’ promove crime em favela do Rio

Diário do Poder

PM diz que cena gravada na comunidade do Jacarezinho seria para videoclipe do MC 50. Bonde do Jacaré exibindo simulacros de armas no Jacarezinho.

Depois de os ministros Dias Toffoli e Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspenderem operações policiais no Rio de Janeiro, durante a pandemia de covid-19, viralizaram na internet imagens de homens exibindo simulacros de armamento pesado no interior da comunidade carioca do Jacarezinho. A Polícia Militar publicou nota explicando que o vídeo foi feito em gravação de um videoclipe do artista MC 50, realizado ontem (21).

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a prática de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros. “As investigações terão prosseguimento buscando a qualificação e individualização da conduta de todos os envolvidos e, uma vez comprovadas as suas culpabilidades, serão indiciados pelos crimes de Corrupção de Menores, Incitação ao Crime, violação de normas sanitárias por conta da pandemia do Covid-19, em razão da aglomeração causada pela gravação, além de outros porventura apurados no transcorrer da persecução penal”, disse a corporação, em nota.

A cena assustadora foi exaltada por quem a assitia e atraiu a atenção de crianças da comunidade: “Olha a Tropa do Jacaré, pesadona! A tropa do Sig! É a tropa do homem!”, disseram pessoas que observam o desfile dos carros com a exibição das armas.

A Polícia Civil disse ter apreendido os veículos que aparecem nas cenas, um Toyota Corolla de cor branca, uma BMW de cor preta sem placa e um Fiat Toro na cor prata placa QXR 6C05, que serão encaminhados para exames de perícia. E informou ter recebido todos os materiais utilizados nas filmagens do clipe, entregues na Delegacia do Engenho Novo, na Zona Norte, onde alguns produtores do vídeo tiveram que prestar declarações.

A corporação da polícia judiciária fluminense informou que, além dos “atores empunharem simulacros de arma de fogo e agirem como se pertencessem a uma organização criminosa, aparentemente ainda faziam consumo de drogas quando das filmagens na presença de crianças e adolescentes”.

Não foi a primeira vez que a cena ocorreu em gravação de videoclipe do artista MC 50, que chegou a alertar em vídeo sobre o uso de profissionais e “adereços letais fictícios”.

Leia a nota da PM do Rio: “Vem circulando em diversas redes sociais um vídeo com homens, em tese, portando armamentos de emprego coletivo, trafegando pela Av Guanabara, também conhecida como ‘Rua do Rio’, no interior da favela do Jacarezinho. Os três veículos identificados são: um Toyota Corolla de cor branca, uma BMW de cor preta sem placa e um Fiat Toro na cor prata placa QXR 6C05. Foi realizada uma pesquisa nos canais técnicos e até o presente momento não existe nada em desfavor dos referidos autos. Tal fato está ligado a gravação de um videoclipe do MC 50 na data de hoje, 21 de julho, no interior da comunidade do Jacarezinho”.

O Diário do Poder não conseguiu contato com o artista MC 50, nem com os produtores do videoclipe.