Novo aeroporto do Balsas está próximo de sair do papel

Após a conclusão dos estudos de viabilidade técnica e preliminar, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura autorizou, no último dia 15, o processo de abertura de licitação para a contratação dos serviços para a elaboração do projeto básico do novo Aeroporto de Balsas. O processo será conduzido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

As obras do novo aeroporto são de iniciativa do senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Ele será construído às margens da BR-230, em uma área que fica 17 km de distância do centro do Balsas. Desde 2015, o congressista tem atuado na Esplanada dos Ministérios para priorizar os recursos para a construção. No fim do ano passado, o parlamentar conseguiu viabilizar R$ 2,4 milhões para serem aplicados na fase de licitação.

De acordo com o senador, a obra está orçada em R$ 90 milhões e será composta por um moderno e avançado terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pista de pouso e decolagem, seção contra incêndio, pista de táxi, dentre outros equipamentos para melhor acomodar os usuários e passageiros. Dessa forma, aeronaves de grande porte terão condições de pousar e decolar no Balsas. Atualmente, somente São Luís e Imperatriz recebem voos de grandes companhias aéreas.

“É uma obra importante, pois fomenta o desenvolvimento econômico do Maranhão do Sul e, consequentemente, de toda a região do Matopiba”, afirmou Roberto Rocha.

O senador ressaltou, ainda, que o novo aeroporto vai impulsionar atividade turística da região, sobretudo, do complexo da Chapada das Mesas.

“As cidades de Riachão e Carolina, que ficam próximas, serão as principais beneficiadas. Outros municípios como Pastos Bons, São João dos Patos e outros também serão contemplados com esse importante investimento do Governo Federal”, completou.

As próximas fases do novo aeroporto serão o lançamento do edital, que deverá ser publicado no mês de junho. Em seguida, vem a emissão da ordem de serviço para a elaboração do projeto.

2 pensou em “Novo aeroporto do Balsas está próximo de sair do papel

  1. Bom Senador, tem trabalhado muito pelo Maranhão, pena não ser bom de voto, pois parece que seria um bom governador, tem bons projetos.

    • Na verdade o senador foi derrotado em 2018 por 3 maquinas poderosas: Governo, Prefeitura de SL, e Assembleia Legislativa. Nem Sarney fez tanta politicagem com as estruturas públicas.

Os comentários estão fechados.