Fica em casa: Reflexões sobre o coronavírus, por Léo Costa!!!

Ex-prefeito de Barreirinhas, Leo Costa (PSC), faz uma breve análise sobre o covid-19 e suas consequencias graves em terras maranhenses, lembrando que a melhor forma de combater a doença é ficando em casa.

Hoje, 20 de abril de 2020, faz exatamente um mês que surgiu a primeira notificação de um caso de Coronavírus no Maranhão. No Brasil (São Paulo), o primeiro caso tinha sido registrado em 26 de fevereiro passado. O primeiro óbito no Brasil pela doença também faz hoje um mês e três dias, pois foi em 17 de março. Em nosso estado, o primeiro óbito ainda vai fazer um mês no próximo dia 29 de abril.

Ex-prefeito ao lado da saudosa primeira dama de Barreirinhas…

A polêmica está solta no ar, entre os que defendem o isolamento social (fique em casa) e os demais que pensam o contrário.

Mas a verdade concreta é uma só:

o Vírus Mortal já está presente nos 27 estados do Brasil e caminhando veloz para se espalhar por todos os municípios.

No mundo inteiro há um rastro de desestruturação, destruição e mortes. Consta que o primeiro caso apareceu e foi registrado na China no dia 31 de dezembro de 2019, portanto, há 111 dias atrás. É muito pouco tempo. Menos de quatro meses e já está nos cinco continentes e em todos os países do mundo.

Confesso que, lá pelo dia 12 de março, mesmo que havendo apenas um caso notificado no Brasil, fiquei chocado com as cenas da televisão italiana, com aquela fila de caminhões do Exército para levar os corpos das vítimas em sacolas plásticas especiais, de uma cidade para outra, porque o cemitério local não comportava mais os mortos daquela cidade. Como faço parte do grupo de risco (terceira idade), pois essa é uma das características da Covid 19, e por um raciocínio lógico, decidi me isolar em São Luís, aos cuidados e cuidando de dois filhos e duas netas, com o objetivo de evitar pegar o vírus e de não transmitir para qualquer irmão barreirinhense, maranhense, brasileiro.

Na contagem mundial de hoje já são 168.000 vitimados.

No Brasil, esta soma atinge 2.600 óbitos, sendo destes 54 no Maranhão. As decisões são extremamente difíceis. Em minha existência, dentro da família e do país, nunca presenciei  algo assim tão de repente, tão surpreendente, tão enigmático, tão assustador e tão radical.

Temos de reconhecer que as desigualdades sociais e outras circunstâncias muitas vezes impedem a pessoa de ficar em casa. Mas quem puder ficar, FiQUE EM CASA.

Quem vê que não pode ficar, tenha todo o cuidado do mundo: procure se informar e proteja-se, pelo seu bem, pelo bem de sua família e de todas as famílias.

Léo Costa, ex-prefeito de BARREIRINHAS.