Eudes Sampaio adota medidas ainda mais severas no combate ao Covid-19

0

O prefeito Eudes Sampaio editou na noite deste domingo (22) novo decreto que dispõe sobre medidas para o enfrentamento da situação de alerta decorrente do novo vírus no Estado.

Reunião sobre o covid-19 em Ribamar

Termos do decreto foram discutidos em reunião que contou com a presença do prefeito, do promotor de justiça em São José de Ribamar, Márcio Bezerra Cruz, do secretário de saúde, Tiago Fernandes, e de representantes das assessorias Especial, Jurídica e de Comunicação.

A reunião, que aconteceu no Salão de Turismo, sem o uso do ar-condicionado, com portas e janelas abertas e com assentos com distância seguras, teve como objetivo alinhar as ações a serem adotadas pelo executivo municipal, com a anuência do Ministério público do Estado, para o cumprimento das determinações decretadas. Estratégias de conscientização da população quanto aos riscos da transmissão da doença também foram debatidas.

Desde o dia 17, decreto anterior do prefeito já determinava algumas medidas enérgicas, entre elas, a suspensão das aulas da rede municipal de ensino e das atividades do Caminhão da Juventude e da Escola de Música; ponto facultativo na última sexta-feira (20), entre outras, todas com o objetivo de evitar aglomerações, principal motivo da proliferação da temida doença.

Na reunião da manhã desta segunda-feira, o prefeito Eudes Sampaio destacou que a gestão municipal utilizará todas as ferramentas disponíveis em prol da saúde de todos os ribamarenses. “Nós sabemos que a maior prevenção é o isolamento social e as pessoas precisam ser conscientizadas disso. Pedimos ao povo de São José de Ribamar que se mantenha em casa para que este vírus não ganhe força”, conclamou Eudes Sampaio.

Para o promotor de justiça, Marcio Cruz, o momento é de atenção e observância da população quanto aos procedimentos de salvaguarda pessoal, divulgados constantemente nos meios midiáticos. “A melhor forma de proteção é o isolamento social, é ficar em casa. Esse é o momento da gente cuidar dos nossos, cada um ficar em casa, com a sua família”, afirmou Márcio Cruz.

Novo Decreto

O decreto de Nº 1664, que começou a vigorar já no domingo, determina a suspensão por 15 dias do expediente dos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal. Deste modo, os servidores cumprirão sua jornada em regime de tele-trabalho, conforme determinação de seus respectivos dirigentes, podendo em situações inadiáveis, serem convocados para comparecimento à repartição.

Os servidores com idade acima de sessenta anos ou que se encontrem no grupo de risco desempenharão suas funções exclusivamente em regime de recolhimento.

Ficam determinadas ainda a adoção de medidas para impedir a aglomeração de pessoas nas dependências das unidades administrativas, assim como o reforço da higienização e limpeza destes locais, inclusive com disponibilização de álcool gel nas áreas de circulação.

Os cidadãos ribamarenses serão orientados a manter o isolamento social, sendo realizadas abordagens educativas nos locais de grande circulação de pessoas. Já os campeonatos esportivos, torneios, jogos, competições de qualquer natureza estão suspensos por 15 dias em todo o município.

Os comentários estão desativados.