Prefeitura de Vitória do Mearim elabora Plano de Contingência contra novo Coronavírus

Como forma de preparar o município para uma possível chegada de casos do novo Coronavírus (Covid-19), popularmente conhecida como Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim preparou um Plano de Contingência Municipal, baseado no modelo de Gestão de Riscos e no Plano de Contingência do Estado do Maranhão.

O Plano propõe a identificação de ações de gestão, vigilância epidemiológica e sanitária, assistência à saúde, diagnóstico e educação em saúde, contemplando três níveis de resposta das equipes de Saúde: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN.

“O Plano de Contingência foi feito com bastante cuidado para atender a todas as necessidades do município e minimizar o impacto da doença, caso ela chegue aqui, o que desejamos que não aconteça. Mas é preciso estarmos preparados o quanto antes para cuidar da população, e é isso que estamos fazendo”, declarou a prefeita Dídima Coêlho.

Por se tratar de uma Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), os casos suspeitos de todo do município devem ser notificados imediatamente à Coordenação de Vigilância Municipal, pessoalmente ou pelo e-mail: [email protected].

A Vigilância Municipal notifica o CIEVS/MA, que pode ser contatado pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone (98) 3194 6207, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Ressalta-se que o Plano é direcionado aos profissionais de Saúde e que não há, até o momento, nenhum caso confirmado do novo Coronavírus no Maranhão, tampouco no município de Vitória do Mearim.