Lideranças políticas e população da Região Tocantina elogiam realização do “Assembleia em Ação”

A quarta edição do Assembleia em Ação realizada, na sexta-feira (14), na cidade de Imperatriz, foi recebida com bastante entusiasmo pelos políticos, lideranças comunitárias, estudantes e população da Região Tocantina. Eles parabenizaram o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), demais parlamentares e corpo técnico pela realização do programa itinerante, que tem como objetivo aproximar o Legislativo Estadual dos municípios maranhenses.

O deputado Professor Marco Aurélio disse que ter levado o evento para Imperatriz foi uma oportunidade de fortalecer os laços e de buscar encaminhamentos em prol daquela região. “Foram debates fundamentais para o desenvolvimento do Estado, em que a região esteve muito bem representada e muito feliz também em receber todos os parlamentares que participaram do Assembleia em Ação. Uma das bandeiras do  presidente Othelino Neto e dos demais parlamentares é justamente levar essas ações da Casa para várias regiões do Estado. Essa iniciativa sempre é louvável”, acentuou.

No entendimento do deputado Rildo Amaral, a Assembleia Legislativa, com esse perfil itinerante, aproxima, cada vez mais, a Assembleia do povo, oportunizando a participação popular e da Casa entender às diversas visões das regiões do Estado. “O Maranhão é muito grande e, por isso, a Assembleia precisa estar cada vez mais perto de toda nossa população. Sem dúvida alguma, o presidente está de parabéns pela excelente iniciativa”, ressaltou.

Para Zé Inácio, o Assembleia em Ação é uma grande iniciativa da Casa, uma vez que aproxima mais os deputados da população, não só dialogando os problemas, como também apresentando proposições para que possam encontrar as soluções necessárias. “É uma das maiores regiões do Estado, não somente do ponto de vista populacional, mas, também, pelo poder econômico, que contribue muito para o desenvolvimento do nosso estado. Portanto, merece atenção de todos nós deputados estaduais que representam o povo do Maranhão”, assegurou.

Vinícuius Louro destacou que é uma ação importante e que o presidente Othelino vem fazendo um grande trabalho. “É uma ação muito importante. Eu agradeço a Deus pela oportunidade de fazer parte dessa legislatura e parabenizo o presidente Othelino, um presidente que vem fazendo um trabalho especial, com atenção voltada para a população, levando a Assembleia ao encontro do povo para que eles, de forma mais célere, possam fazer as suas reivindicações”.

“Eu acho importante porque valoriza todo o Maranhão. Muita gente não sabe como a Assembleia funciona e, às vezes, por causa das fake news, vê a Assembleia como uma coisa errada e, com essa ação, é esclarecido o trabalho de todo mundo que está no legislativo estadual. Nós somos responsáveis e temos compromisso com o povo, e isso tem que ser dividido com a população. Eu dou nota 10 para o Assembleia em Ação”, frisou Cleide Coutinho.

Interação com a comunidade

Na opinião do vereador Vones Aguiar, de São João do Paraíso,  o programa é oportuno, porque há interação e aproximação da Assembleia junto às comunidades e aos municípios. “Foram debates muito interessantes, por isso, eu vejo a necessidade desse programa continuar em todas as regiões do Maranhão. Eu tenho acompanhado as ações do presidente Othelino e percebo que ele tem feito de tudo para que a comunidade se aproxime da Assembleia e passe a ter conhecimento dos trabalhos que são realizados na Casa”, afirmou.

A presidente da Câmara Municipal de Buritirana, Laene da Costa Vale, enfatizou que  o Assembleia em Ação é uma excelente política da Presidência para interiorizar a Assembleia Legislativa, visando ao intercambio necessário com as populações no interior do Maranhão.  “Nós, dos municípios, ficamos, por muito tempo, sem ter o contato direto com nossos representantes eleitos. Então, é uma medida que a gente considera de um caráter muito importante  para a sociedade. Espero que esse tipo de ação continue acontecendo. O presidente Othelino Neto e os demais deputados estão de parabéns pela iniciativa”.

Conhecer as ações dos deputados estaduais foi o objetivo da professora Maria da Paz Silva de Oliveira ao participar da quarta edição do evento. “O  Assembleia em Ação é a oportunidade que o povo tem de conhecer o trabalho realizado pelo Legislativo Estadual e também cobrar dos seus deputados os compromissos de campanha”.

Para o advogado Luís Luciani Barros,  o programa Assembleia em Ação fortalece a democracia por ser um evento de caráter participativo, aberto ao público, das diferentes camadas da sociedade. “É um momento participativo e democrático, onde os participantes podem expor suas ideias, debater e apresentar as demandas dos muncipios aos deputados estaduais”.

O líder comunitário da Vila Cafeteira, de Imperatriz, Raimundo Notato dos Santos, acredita que a população ganha com a presença dos deputados estaduais na cidade. Já o estudante Raul Lourenço enfatizou que o encontro promove conhecimento. “Essa é uma oportunidade que todos nós temos de estar em contato com os nossos representantes estaduais. Além disso, acompanhei as palestras e com certeza aprendi muito”.

“Fiquei atenta aos debates e também tive a oportunidade de conhecer os deputados que não são da nossa região. Sem dúvida, esse programa é muito importante, porque aproxima o parlamento estadual dos cidadãos”, disse a enfermeira Maria da Conceição Alves, da cidade de Cidelândia.