Construída com recursos destinados por Roberto Rocha, nova biblioteca do IFMA de Caxias será inaugurada em fevereiro

Será inaugurada, em fevereiro, a nova sede da biblioteca do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA, em Caxias.

Um sonho antigo de toda a comunidade acadêmica da região, a obra só foi possível graças ao empenho do senador Roberto Rocha (PSDB), que destinou recurso extra orçamentário no valor de R$ 2,1 milhão, por meio do Ministério da Educação, em dezembro de 2017.

A nova biblioteca, pronta pra inaugurar.

De acordo com o projeto, a nova biblioteca é seis vezes maior que a atual, ocupando um espaço de 1.149 m2, comportando 37 estantes de dupla face, 18 mesas para estudos e 18 terminais de pesquisas com computadores. O espaço para catalogação passou a ser de 49,66 m2 e o de atendimento, 49.66 m2. A obra contemplou, ainda um espaço para administração de 24.37m2. O destaque especial da nova biblioteca foi a construção de um auditório com capacidade para cerca de 50 pessoas, numa área de aproximadamente 100 m2.

Além da concepção arquitetônica e a aquisição de tecnologias avançadas, o projeto ofereceu especial atenção para a acessibilidade, com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

O diretor-geral do IFMA, João da Paixão Soares, agradeceu ao senador e destacou que a nova biblioteca vai atender não só aos alunos e professores do IFMA, mas a toda comunidade de Caxias e região.

Em maio de 2019, Roberto Rocha visitou a obra e anunciou recursos para anfiteatro

“Agradecemos ao senador Roberto Rocha pela atenção dedicada ao Instituto, em especial ao nosso Campus. Essa emenda parlamentar é um recurso importante para o fortalecimento do Campus Caxias, pois temos somente oito anos de fundação, e esses recursos serão fundamentais para atuação do instituto em prol da educação profissional e tecnológica de Caxias e região”, disse o diretor.

Em maio de 2019, por ocasião de uma visita à obra já em andamento, o senador Roberto Rocha assegurou também, para o IFMA de Caxias, recursos na ordem de R$ 2 milhões para a construção de um moderno anfiteatro com capacidade para 450 pessoas. O espaço servirá para apresentações do âmbito universitários, simpósios, congressos e apresentações diversas culturais diversas.

“O acesso ao conhecimento precisa começar cedo, logo após a alfabetização, quando descobrimos o poder das palavras e até onde elas podem nos levar. E o espaço da biblioteca é um ambiente ideal que oferece na leitura a oportunidade de formatar ideias, estabelecer sensos críticos e de vislumbrar o conhecimento intelectual bastante alto para estudantes de todas as idades”, ressaltou o parlamentar maranhense.