Produção da indústria brasileira cresce em agosto após 3 meses de recuo

Valor Econômico

Desempenho ficou acima da mediana das estimativas de 30 instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de avanço de 0,2%. A produção da indústria brasileira cresceu 0,8% na passagem de julho para agosto, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Produção da indústria brasileira cresce em agosto após 3 meses de recuo

O resultado interrompe uma sequência de três meses de queda do setor. Pela série com ajuste sazonal, o indicador cedeu em maio (-0,1%), junho (-0,6%) e julho (-0,2%, dado revisado de queda de 0,3% anteriormente divulgada).

O desempenho do oitavo mês de 2019 ficou acima da mediana das estimativas de 30 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de avanço de 0,2%. As projeções iam de queda de 0,8% a alta 1%.

Perante o mesmo mês de 2018, a produção industrial recuou 2,3%. Por essa base de comparação, a expectativa mediana do mercado era de que o indicador tivesse diminuído 3%, conforme levantamento do Valor Data.

Com o resultado mensal, a produção da indústria cedeu 1,7% no acumulado do ano e também encolheu 1,7% no acumulado em 12 meses.