Por iniciativa de Roberto Rocha, Senado aprova criação da Frente Parlamentar do Matopiba

Por unanimidade, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou na última quarta-feira (21) a criação da Frente Parlamentar do Matopiba, que congrega o bioma Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Para o senador Elmano Férrer (Podemos-PI), membro titular da CDR, a nova Frente Parlamentar visa promover no Congresso Nacional um amplo debate em torno do aprimoramento da legislação federal capaz de promover a defesa e o desenvolvimento da região, que é uma importante fronteira agrícola do País.

“É uma medida importante, pois ela será formada por senadores dos quatro estados e fará as modificações e os ajustes necessários à legislação existente, no sentido de permitir a apresentação de projetos de lei capazes de dotar essa região, com as caraterísticas idênticas, da infraestrutura necessária ao desenvolvimento do agronegócio, como estradas, energia, agências bancárias etc”, disse o senador piauiense.

Trata-se de uma iniciativa importante do senador Roberto Rocha, do Maranhão, tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a conservação ambiental. O Matopiba é composto por 337 municípios e, segundo a Embrapa, possui 324 mil estabelecimentos agrícolas e 46 unidades de conservação, o que dá uma ideia da importância da união de esforços.

“Os parlamentares desses estados vão lutar pelo aperfeiçoamento da legislação, em favor do desenvolvimento da região, da preservação do bioma Cerrado e das nascentes dos rios. Por isso, sou signatário dessa frente desde a primeira hora”, complementou Marcelo Castro (MDB), outro piauiense membro da comissão.

A matéria segue para a Comissão Diretora do Senado. (Portal O Dia)