Zé Inácio e bibliotecários se reúnem com o Secretário de Educação do Estado

Como encaminhamento da audiência pública realizada no último dia 12 deste mês, que debateu a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, sancionada pelo ex-presidente Lula, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do Brasil, o Deputado Zé Inácio (PT) e representantes do Conselho Estadual de Biblioteconomia reuniram-se, com o Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão.

Durante a reunião os representantes dos bibliotecários expuseram suas reivindicações, como a universalização das bibliotecas e reestruturação das bibliotecas já existentes, assim como a realização de concurso público para o cargo de bibliotecário.

O secretario Felipe Camarão confirmou que será realizado, ainda este ano, concurso público que irá contemplar a categoria, bem como a realização de seletivos.

Como encaminhamentos dessa reunião ficou definida a criação de um grupo de trabalho para supervisionar o sistema estadual de bibliotecas escolares, onde dois membros da Comissão de Educação da AL devem ser indicados, e demais pela SEDUC, SECULT, UFMA (Coordenação do curso e biblioteconomia), Conselho estadual de biblioteconomia e Observatório.

Também foi sugerido o desenvolvimento de métodos para aumentar o IDEB e desenvolver um novo modelo de Escolas Dignas que contemplem bibliotecas.