Luis Fernando assina ordens de serviços para reconstrução de mais duas UBS na região das Vilas

O prefeito Luis Fernando assinou nesta quinta-feira (15) ordens de serviços para a reconstrução de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), contemplando os bairros da Vila Flamengo e Vila Operária. As novas unidades, que após a conclusão dos serviços substituirão em definitivo os espaços provisórios, estão sendo reconstruídas com recursos próprios.

Na Vila Flamengo, Luis Fernando lembrou que, além de destruída, a obra iniciada na UBS, foi abandonada em razão do recurso que simplesmente desapareceu sem com isso concluir os serviços. Como primeira medida, os atendimentos foram direcionados para espaço provisório onde pudesse oferecer o mínimo de dignidade para os pacientes.

“Fomos obrigados a fazer um novo processo licitatório, como manda a lei, e hoje estamos dando início à reconstrução e devolução da USB da Vila Flamengo, pois quem não merece passar por toda essa situação são as famílias que aqui residem”, disse o gestor.

Dona Cristina Sousa, costureira e moradora há dois anos do local, diz que não apenas o prefeito devolve o sonho da população de ter o equipamento de saúde de volta, como também acaba com o problema de vandalismo em razão do abandono deixado pela antiga administração.

“Eu moro ao lado do prédio que era a UBS. Infelizmente o que restou foi só um espaço oco pra marginal cometer crime e usar drogas”, desabafou a moradora.

Já na Vila Operária, região pertencente as Vilas, o prefeito, acompanhado do vice, Eudes Sampaio, além de vereadores, assinou a Ordem de serviço que autoriza a construção do prédio, também abandonado.

“Hoje começamos aqui a reescrever a história das Vilas, devolvendo aos moradores tudo que já havíamos construído e que por falta de administração acabou”, reiterou dizendo enquanto assinava o documento.

As duas novas unidades, que agora juntam-se as outras três também assinadas na semana passada, autorizando serviços de reconstrução, atende aos padrões técnicos e exigências do Ministério da Saúde, oferecendo, assim, um atendimento mais adequado e humanizado às necessidades da população.

As novas UBS deverão contar com recepção, consultório médico e odontológico, sala de procedimentos, sala exclusiva de vacinas, sala de curativos, sala de reuniões, Copa/cozinha, área de depósito de materiais de limpeza, banheiro para o público, adaptado para deficientes físicos; banheiro para funcionário, sala de utilidades/apoio à esterilização, depósito de lixo, abrigo de resíduos sólidos e demais dependências.

De acordo com o secretário de saúde, Tiago Fernandes, os novos equipamentos têm previsão de entrega em seis meses e após entregue, a capacidade de atendimento será superior ao já praticado.

“O prefeito Luís Fernando tem avançado de forma extremamente planejada e responsável, observando a urgência da população no atendimento básico. Hoje a saúde do município saltou de 36 equipes de atendimento primário, para 48, número que expressa o compromisso da gestão com o ribamarense”, concluiu.