SINFUSP/SL anuncia desfiliação da CUT e FETRAM

Monica Alves

Na tarde desta sexta-feira, 19, o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP/SL esteve reunido com os servidores – filiados – da Administração Municipal, em Assembleia Geral, com a finalidade de deliberarem à respeito da permanência ou não do Sindicato no quadro de filiados da Central Única dos Trabalhadores – CUT e Federação dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público Municipal do Estado do Maranhão – FETRAM.NOVA-GESTÃO

A Assembleia aconteceu na sede da FETIEMA ((Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Maranhão) e contou com a presença dos representantes da CUT – Valter César, da FETRAM – Osmar Aguiar e CONFETAM – Jociedson de Aguiar, convidados oficiais para participarem da discussão com a categoria.

Durante a realização da Assembleia, o Presidente do SINFUSP/SL, Francisco do Vale, iniciou a discussão acerca da convocação da Assembleia Geral para que os associados tomassem conhecimento e deliberassem sobre o processo de desfiliação da Central Sindical e Federação.

Segundo o Presidente, “foi uma decisão ocorrida em dezembro de 2015 pela Diretoria Executiva do SINFUSP/SL, pois não entendíamos por que não havia ações relacionadas aos avanços dessa vinculação do SINFUSP/SL à CUT que beneficiasse os associados. Havia uma inoperância por parte da CUT em não atuar solidariamente em prol dos associados do SINFUSP/SL, sempre deixando-os sem defesa perante os abusos e desrespeitos perpetrados pelos gestores Municipais em detrimento dos direitos dos servidores”, justificou.

De acordo com informações do SINFUSP/SL, a CUT recebia do Sindicato, aproximadamente, cerca de R$ 57.000,00 (Cinquenta e sete mil reais) por ano, somando aos percentuais da Contribuição Sindical Obrigatória. Levando em consideração que esses valores não se converteram em ações sindicais em prol dos associados e que durante o período de filiação, em parceria com as gestões anteriores do SINFUSP/SL, a CUT não promoveu ações judiciais importantes junto a instâncias superiores, seja STF, STJ ou TSE, em prol do reconhecimento de direitos dos servidores.

Diante disso, os servidores municipais de São Luís entenderam que havia falta de compromisso, ineficiência e ineficácia nessa parceria: CUT X SINFUSP/SL, desde sua celebração, uma vez que a luta pelos direitos dos trabalhadores é um enfrentamento árduo e diário e a Entidade acredita que não pode mais ficar sendo parceira de quem não defende a categoria. “Permitir a filiação na CUT sem benefícios para os associados significa manter os dirigentes de gestões passadas que insistem em lutar apenas para satisfazer seus interesses pessoais”, ressaltou o presidente Francisco do Vale.

No Brasil, mais de 41,3 milhões de trabalhadores brasileiros com carteira assinada descontam o valor de um dia de trabalho como contribuição sindical, ou seja, todo trabalhador com carteira assinada sustenta a CUT, pois o imposto sindical é obrigatório. A Central possui, em todo o Brasil, mais 2,7 mil sindicatos filiados. Em 2015, antes do fechamento do ano, a CUT abocanhou aproximadamente 51 milhões.

Para o servidor filiado ao SINFUSP/SL, José Guimarães dos Santos, “esta é a primeira vez que o sindicato prioriza a participação dos associados nas decisões importantes relacionadas à categoria”, alegou.

A decisão acertada em Assembleia Geral definiu, através da votação com crachás, 70 votos em favor da desfiliação da CUT e FETRAM, contra 12 votos pela manutenção do vínculo com as entidades. Ao final, o servidor municipal considerou a 1° de outras grandes vitórias já realizadas pela nova gestão, tendo como novo presidente Francisco do Vale.