De olho no caso da Samarco, golpe em curso… 

Atenção Brasil!

Os brasileiros vão ser prejudicados novamente?

Promotor de Mariana teme transferência de ação contra Samarco para Justiça Federal

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Guilherme de Sá Meneghin defendeu nesta quinta-feira que a ação civil pública movida na Justiça de Mariana (MG) contra a Samarco, após o mortal rompimento de uma barragem em 2015, não seja deslocada para competência da Justiça Federal.lama-vale-samarco-mariana

Meneghin considera que a ação em Mariana já obteve muitas conquistas e a sua movimentação poderá afastar a participação das pessoas atingidas no município, além de atrasar o processo, que “já estava indo de uma forma bem produtiva”.

A declaração foi dada após decisão do desembargador Afrânio Villela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que determinou que o caso deveria ser deslocado para competência da Justiça Federal, após a análise de um recurso interposto pela Samarco contra o bloqueio dos valores realizado na Comarca de Mariana.

O promotor ponderou, no entanto, que ainda não há uma decisão definitiva, pois a Advocacia Geral da União e o Ministério Público devem se manifestar no processo para averiguar se existe ou não interesse por parte da União.

As donas da Samarco, a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, também são alvos da ação, que busca a garantia dos direitos das vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município, como moradia, indenizações e construção das comunidades.

Segundo Meneghin, o desembargador argumentou que a União, os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo entraram com uma ação conjunta na Justiça Federal, contemplando os mesmos pedidos da ação ajuizada na Comarca de Mariana.

Dentro do processo, o governo federal busca reparações pelo incidente, considerado o pior desastre ambiental da história do país, que envolveriam cerca de 20 bilhões de reais a serem pagos pela Samarco.

“Nós entendemos que a nossa ação civil pública tem interesse local, só das vítimas daqui (de Mariana), então não há um interesse da União”, afirmou Meneghin à Reuters, por telefone.