O Vice-governador, Carlos Brandão, e comitiva conheceram as instalações da Companhia Pecém, no Ceará

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, e acompanhado de secretários estaduais e empresários maranhenses estiveram nesta semana em visita oficial ao estado do Ceará.brandao

 A comitiva conheceu as instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), cuja primeira fase de implantação alcança a sua etapa final; a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE), já em funcionamento; e o Complexo Portuário do Pecém.

A ideia, segundo Carlos Brandão, é adquirir know-how para a implantação de uma siderúrgica em terras maranhenses, em parceria com empresários chineses. De acordo com o vice-governador, as negociações com os empresários estrangeiros estão bem avançadas.

“Neste momento, buscamos escolha do terreno, porque é um compromisso do governo fazer a doação desta área. Temos a nosso favor o Porto de Itaqui, que tem um grande calado, e, além de tudo, temos a Ferrovia Carajás, que passaria por dentro do terreno da siderúrgica”, informou Carlos Brandão.

PORTO DO PECÉM

Brandão e os secretários também conheceram a área do Porto do Pecém, que foi um dos fatores determinantes para a instalação da CSP. Recepcionados pelo diretor de desenvolvimento e infraestrutura operacional, Waldir Frota, os representantes do Governo do Maranhão percorreram toda a área do Porto, desde o pátio de armazenagem até o Terminal de Múltiplas Utilidades.

ZPE

A visita foi encerrada na ZPE, que é um distrito industrial incentivado, no qual indústrias nele localizadas operam com benefícios tributários cambiais e administrativos. “Pela legislação brasileira, no mínimo 80% da sua receita devem ser resultados de suas exportações”, explicou José Jesus Ferreira, representante da Receita Federal.

Dentre as autoridades e membros da equipe do governo do Estado, participaram da visita ao Ceará: Alan Jorge Santos Linhares, prefeito de Bacabeira; Felipe Macedo de Holanda, titular da Secretaria Extraordinária de Programas Especiais; Marcellus Ribeiro Alves, secretário da Fazenda; Celso Gonçalo, representando a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Artur Thiago Leda Alves da Costa, assessor especial da Presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).