Está faltando alguém…

Pesquisas de intenção de votos há um ano das eleições, só servem para movimentar os bastidores e alimentar os especuladores. Isso não é hipótese, é fato, porém, como estão postas à mesa, devemos considerá-las.faltando

Em uma rápida análise sobre a pesquisa Escutec divulgada neste domingo, é fácil verificar a consolidação do nome de Eliziane Gama na disputa, novata, ainda não teve oportunidade de ser testada como gestora.

É natural, com seu recall das várias eleições seguidas, e da consequência de um lançamento precoce de sua candidatura (sem esquecer que ela já seria candidata na eleição anterior, ao invés do Edvaldo e, por isso, à época fez um grande trabalho de pré-campanha).

Da lembrança do eleitor, vive também o ex-prefeito João Castelo. Com tantos cargos exercidos, e sendo o último prefeito antes do atual, é natural que seu espólio eleitoral apareça nos primeiros levantamentos.

Mas, apesar de pontuarem com bons números positivos, Edvaldo e Castelo também mostram uma rejeição muito alta, perto do irreversível. Parece até que a eleição é inversa, para saber qual dos dois não queremos à frente da prefeitura de jeito nenhum. Com certeza facilitaria muito todo o processo.

Enquanto isso, a rejeição de Eliziane é pequena. Fácil de explicar: Edvaldo e Castelo são ou foram gestores da cidade, o que os coloca à prova permanentemente, no dia a dia do eleitor.

Já a pré-candidata do PPS, além de jamais ter sido gestora municipal (ou de qualquer órgão ou empresa), nunca disputou uma eleição polarizada, enfrentando apenas um ou dois candidatos, enfim, nunca foi exposta, nem mesmo a um debate de ideias, nem à pressão de uma eleição majoritária.

Assim, passa ilesa pela avaliação do eleitor, que praticamente só sabe dela o que consome de sua assessoria.  Poderia analisar mais a rejeição de todos, mas a imprensa praticamente ignorou este quadro e não publicou quase nada à respeito.

Vi muitos blogs alinhados exaltarem o crescimento do prefeito. Estranhamente, ao apresentarem sua análise, a maioria nem tocou no assunto rejeição.

Lembrando que, a intenção de não votar é extremamente relevante.

Mas, o que chama a atenção mesmo, muito embora eu acredite que este número seja ainda maior, é o percentual de eleitores que ou estão realmente indecisos (improvável), ou não estão nem aí para o processo (pelo menos neste momento), ou estão aguardando o surgimento de uma nova opção, um outro nome viável. Que acham?

Ora, praticamente 60% dos eleitores pesquisados, não lembraram de ninguém em quem gostariam de votar para prefeito. É isso o que demonstra a pesquisa espontânea. E é ela que realmente dá o termômetro.

Minha impressão é de que o eleitor ainda aguarda aquela novidade que sempre balança os processos eleitorais. Um nome novo, que passe realmente a confiança que precisamos. Por enquanto, aí estão apenas os nomes que já se declararam candidatos, mesmo que ainda não sejam, e já trabalham como tais.

Eliziane e Castelo com a força e a estrutura de seus mandatos de deputados federais. O prefeito Edvaldo, usando a máquina de dois governos, como sempre criticou (aparecendo mais que as obras), só demonstra que a “mudança” é apenas um discurso vazio.

Talvez por isso, uma rejeição tão grande, não apenas à sua reeleição, mas, principalmente, à sua administração, que, convenhamos, apesar da patenidade do governo, está queimadinho com a população. Mais da metade dos eleitores da capital, não o aprovam como gestor.

A nós expectadores, resta aguardar os próximos movimentos, as próximas pesquisas. O que nos fica mesmo é a impressão de que, nessa corrida, ainda está faltando alguém.

2 pensou em “Está faltando alguém…

  1. Amigo, quero lhe parabenizar pela análise. Foi a mais perfeita que li até agora. Ainda há muita água pra rolar por baixo dessa ponte.

    • Obrigado, vamos torcer para que nossa politica produza mudanças de verdade.

Os comentários estão fechados.