Fernando Furtado fala sobre situação de usina de asfalto em Paço do Lumiar

O deputado Fernando Furtado (PCdoB) usou a tribuna no pequeno expediente da sessão plenária desta terça (25) para falar sobre a usina de asfalto que opera irregularmente no Loteamento Santa Filomena no município de Paço do Lumiar.ft

Durante o seu discurso o deputado, que faz parte da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, respondeu a uma cobrança feita pela deputada Andrea Murad (PMDB) na sessão plenária da última segunda (24), onde foi criticado por não ter levado o assunto para a tribuna.

De acordo com Fernando, a denúncia chegou ao seu gabinete através de um representante do Loteamento Santa Filomena, identificado como Orlando de Azevedo Filho, que expôs os problemas sofridos pela comunidade.

“Solicitamos algumas documentações, que temos aqui em mãos, e fomos avaliar. Levamos, inclusive, o problema para a Comissão de Meio Ambiente, e decidimos na Comissão de Meio Ambiente fazer uma visita in loco até a usina de asfalto”, disse.

Furtado relatou que a visita foi feita sem aviso prévio, nem a comunidade nem aos representantes da fábrica. “No momento em que fizemos a visita, nós não constatamos aquilo que foi dito ontem pela deputada Andréa. Nós não constamos que havia trabalho escravo, até porque a usina de asfalto estava fechada sem funcionar. Também não constatamos diretamente a poluição que tanto é cobrada pelos moradores”, relatou.

“O que nós constatamos é que a usina funcionava numa área próxima à comunidade e que foi retirada desse lugar, sendo transferida para outro local, conforme o documento que temos aqui, que foi encaminhado para a Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar”, concluiu.

Finalizando o seu discurso, o parlamentar falou que já foi feito um acordo entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a referida empresa e que a mesma deve se retirar da loteamento nos próximos meses.