Inauguração da Biblioteca Comunitária do Bairro da Liberdade “Dr. João Damasceno”

Inauguração da Biblioteca Comunitária do Bairro da Liberdade “Dr. João Damasceno”, sexta-feira, 13 de setembro de 2019. 

A Biblioteca é toda informatizada, através do Programa Biblioteca Fácil, sendo composta pelos seguintes ambientes: uma Sala para Curso de Informática (oferta de 36 vagas nos 3 turnos diários); 1 Telecentro para pesquisas escolares e acadêmicas, além de consultas públicas em geral; uma Sala de Leitura e Pesquisas Escolares (livros didáticos e obras de referência – dicionários, enciclopédias, biografias etc./400 exemplares); uma Biblioteca Infantojuvenil cujo acervo será composto, inicialmente por 400 obras literárias infantojuvenis – aventura, romance, suspense, biografias, histórias em quadrinhos etc; 1 espaço para exposições artísticas (quadros, artesanato, obras de arte em geral, livros históricos e outros).

O evento de inauguração acontecerá em dois momentos.

PRIMEIRO MOMENTO: Às 9 horas, um público de 120 crianças moradoras do Bairro da Liberdade e áreas circunvizinhas (7 a 10 anos de idade) fará um tour pela Biblioteca para conhecer seus ambientes, serviços e projetos. Após esse tour, as crianças participarão de rodas de contação de histórias com a profissional Ângela Mendes (colaboradora da Biblioteca Municipal de São Luís “José Sarney” e que foi gentilmente cedida pela Secretaria Municipal de Cultura de SL). Também serão realizados jogos e brincadeiras lúdicas sob a coordenação da arte-educadora Andressa Cabral. Em seguida, será oferecido um saboroso lanche para nossos convidados mirins.

SEGUNDO MOMENTO: A partir das 18 horas, apresentação da Banda Marcial do Bairro da Liberdade, tour pela Biblioteca (ambientes, atividades e projetos); recital poético; bênção religiosa; decerramento da placa Inaugurativa da Biblioteca; coquetel.

PROGRAMAÇÃO:

Às 9 horas: Abertura do evento com a Banda da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes (Músicas em flauta: Aquarela do Brasil e Asa Branca sob regência da Professora Musicista Lyandra Costa), em seguida Tour das crianças pelos ambientes que compõem a Biblioteca – 9 horas e 40 minutos: Contação de Histórias com a educadora cultural Ângela Mendes (Menina Bonita do Laço de Fita e a D. Baratinha de autoria da escritora carioca, Ana Maria Machado e A Serpente Encantada do escritor maranhense, Wilson Marques)

– 10 horas e 30 minutos: lanche, distribuição de doces, livros e brinquedos

– 11 horas: jogos e brincadeiras lúdicas e históricas com a arte educadora, Andressa Cabral

– 12 horas: encerramento

– 18 horas: recepção dos convidados, em seguida Hino do Estado do Maranhão,

– 18 horas e 30 minutos: Tour dos convidados pelos ambientes que compõem a Biblioteca

– 18 horas e 45 minutos: passeio pelo Salão de Exposições de Arte. Tema da Exposição:

– 19 horas: leitura da biografia do Patrono da Biblioteca Dr. João Damasceno, em seguida decerramento da placa inaugurativa, apresentação das ações e projetos que comporão a grade de atividades e prestação de serviços da Biblioteca

No Espaço Artístico da Biblioteca estará a Exposição “Expressões da Nossa Realidade” do Artista plástico, Orlando Lima, nascido no Município de Lima Campos, em 14 de novembro de 1961. Pintura em tela em acrílico e óleo, estilo impressionismo e abstrato figurativo.

Os ambientes da Biblioteca serão batizados com nomes de personalidades moradoras do Bairro da Liberdade:

– Sala de Leitura e Pesquisas Escolares “Escrete”

– Biblioteca Infantojuvenil “Professora Aldenora”

– Espaço para exposições artísticas “Mestres Apolônio e Leonardo”

– Sala para Curso de Informática (nome em votação na comunidade)

– Telecentro para pesquisas escolares e acadêmicas, além de consultas públicas em geral (nome em votação na comunidade)

A biblioteca fica na Rua Corrêa de Araújo, nº 135 – Bairro da Liberdade (próximo ao ponto final do ônibus e ao Viva Liberdade) Mantida pela Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Bairro da Liberdade (ADECRES).

Contatos pelo (98) 9 8816 2770 (Oi) –  Anizia Nascimento