Eudes Sampaio inicia campanha que incentiva moradores ao descarte consciente de lixo

A Prefeitura de São José de Ribamar continua investindo na preservação ambiental de espaços públicos e conscientização da população sobre a importância do descarte adequado de resíduos.

Na manhã do último sábado (27), uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais do Ambiente (SEMAM), de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS), de Saúde (SEMUS) e de Obras (SEMOSP), apresentou aos moradores do bairro residencial Turiuba os benefícios para a comunidade quando a consciência sobre o lixo é coletiva.

A Campanha Ambiental de Resíduos Sólidos tem por objetivo alertar a população ribamarense sobre os riscos que o acúmulo de lixo e o descarte inconsequente de resíduos no meio ambiente podem trazer para a saúde pública e segurança de todos.

Além de propiciar a disseminação de doenças, o lixo acumulado traz um grande perigo a milhares de pessoas durante o período de chuvas, pois ao entupir bueiros e galerias causa alagamentos, obstrução de vias públicas e incontáveis prejuízos a população e ao poder público.

E foi através da conversa e orientação que as equipes da Prefeitura foram de casa em casa, além dos comércios do Turiúba, para ouvir moradores, destacar a relevância de reservar o lixo doméstico para que seja colocado na porta apenas nos dias de coleta, entre outras ações que busquem manter a cidade limpa. Foram distribuídos ainda cartilhas informativas que trazem a população esclarecimentos sobre os dias de coleta no bairro além de dicas de descarte consciente.

O prefeito Eudes Sampaio esteve presente na ação e orientou as equipes sobre dados importantes que a gestão municipal tem alcançado a partir dos investimentos em limpeza pública e destinação correta do lixo. Ele reforçou a importância do encerramento de atividades no “Lixão do Canavieira”, sendo o lixo do município depositado em um aterro sanitário em Rosário.

Ele falou também sobre os esforços da gestão municipal para levar obras e benefícios ao bairro, que em breve receberá uma nova escola municipal e um ginásio coberto, projetos já aprovados pela Prefeitura. “Estamos trabalhando para cada vez mais melhorar a vida dos moradores do Turiuba e garantir a implantação de equipamentos públicos. Tenho certeza de que em alguns anos o Turiuba será um dos melhores bairros para se morar em São José de Ribamar”, afirmou Sampaio.

Os comerciantes também foram foco da ação, sendo orientados sobre os cuidados com mercadorias e descarte de materiais como caixas, embalagens entre outros. Segundo o comerciante Jean Carlos Silva, esses cuidados já vêm sendo observados por ele, que tenta transmitir para os demais colegas.

“Alguns tem esse cuidado, outros não, mas a gente sempre tenta alertar, pedir para não colocar o lixo de qualquer jeito. Aqui a gente armazena o lixo e só coloca no dia da coleta, mas sempre tem alguém que joga qualquer dia, e as vezes fica espalhado pela rua. Isso não pode acontecer, temos que lembrar que lixo traz doenças”, alertou Jean Carlos.