Merenda escolar de qualidade é garantia nas escolas de Vitória do Mearim

Oferecer uma merenda escolar de qualidade aos 6.630 alunos da rede de educação de Vitória do Mearim é uma preocupação constante da gestão municipal.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem investido em constantes melhorias para que as refeições servidas diariamente sejam saudáveis, balanceadas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos alunos.

A prefeita Dídima Coêlho destaca que a preocupação com a qualidade da merenda escolar no município não se resume apenas ao momento de servi-la, o cuidado com os alimentos que são inseridos no cardápio das escolas desde o início deste governo, se inicia na chegada da mercadoria no depósito do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) onde a qualidade dos alimentos é vistoriada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) junto com a Vigilância Sanitária.

“A merenda escolar é prioridade e todo o processo que a envolve é realizado com transparência e responsabilidade, pois sabemos a importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento, aprendizagem e rendimento dos alunos”, destacou a gestora municipal.

De acordo com a secretária de Educação, Edna Menezes, o cardápio é elaborado por uma nutricionista e segue um padrão de qualidade. “Buscamos oferecer um cardápio balanceado, diversificado e rico em nutrientes. Para muitas crianças essa é a refeição principal do dia”, ressaltou.

PNAE

Cerca de 60% dos alimentos oferecidos na alimentação escolar são adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que a prefeitura compra dos agricultores familiares do município produtos como legumes, verduras e frutas.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Elierto Pitoni, pontuou que o PNAE além de garantir aos alunos das 57 escolas municipais alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, é importante para a economia da cidade. “O programa ajuda a movimentar a economia e gera emprego e renda no campo. Os nossos produtores produzem com a garantia de compra dos produtos”, disse.