Natalino Salgado apoia projeto de Roberto Rocha que cria a Universidade do Maranhão do Sul

O candidato a reitor da Universidade Federal do Maranhão lançou recentemente sua campanha em Imperatriz

O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Natalino Salgado declarou seu apoio ao projeto de criação da Universidade Federal do Maranhão do Sul, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Em recente visita ao município de imperatriz, Natalino Salgado, que atualmente faz campanha para voltar ao comando da UFMA, justificou que, em comparação com outros estados do Nordeste, o Maranhão é o único que tem somente uma universidade federal.

O apoio ao projeto de Roberto Rocha foi declarado por Natalino Salgado em reunião com o ex-prefeito Sebastião Madeira, que atualmente é assessor do Senado à disposição do gabinete de Roberto Rocha. Madeira conversou com Natalino Salgado sobre a atenção que o parlamentar historicamente tem dado à UFMA ao longo de seus mandatos. O senador Roberto Rocha, desde a época de deputado federal, se empenha por criar uma nova universidade federal nessa parte do Estado. Como senador, em 2017, apresentou o Projeto de Lei que autoriza o Governo Federal a criar a Universidade Federal do Maranhão do Sul (UFMA-Sul).

Na justificativa do projeto de criação da nova universidade federal, o senador maranhense enfatizou a necessidade da comunidade acadêmica para o desenvolvimento da região tocantina. “Hoje o setor produtivo se concentra nessa região que não é amparada com os recursos necessários para esse desenvolvimento, inclusive na questão acadêmica de formação de jovens talentos que contribuirão ainda mais pra o crescimento econômico local” frisou.

Para Natalino Salgado, a extensão territorial e a necessidade de avanços na educação superior do Maranhão demandam a criação de uma segunda e até de uma terceira universidade com brevidade. “Esse é um projeto que precisa avançar para que se amplie e se estruture a educação superior no nosso Estado”, destacou o ex-reitor.

O professor Natalino Salgado tem serviços prestados, em sua gestão como reitor, no Campus da UFMA de Imperatriz e região, ocasião em que a instituição alcançou grande fortalecimento. Um importante exemplo foi a reestruturação do campus do Centro e criação do Campus do Bom Jesus, onde funciona o Curso de Medicina, assim como a implantação dos campi de Balsas e Grajaú.