Festa de ritmos e sons no lançamento oficial do carnaval de São José de Ribamar

Quase 140 agremiações, entre brincadeiras, escolas, blocos, bandas e artistas locais deverão garantir a diversão do carnaval ribamarense

Lançamento do Carnaval 2019 em São José de Ribamar

Em meio a uma verdadeira festa de ritmos e sons, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (15), o Carnaval 2019 de São José de Ribamar. O prefeito Luis Fernando, grande anfitrião, saudou os representantes da cultura ribamarense, que lotaram o Salão de Turismo. Durante o evento, ele deu detalhes de toda a programação da folia momesca, que este ano ocorrerá de 02 a 05 de março.

Com o tema “A Cultura das Américas em São José de Ribamar”, a edição faz alusão à recente realização da IOV América, que reuniu mais de trinta países na troca de culturas e artes populares. A programação oficial vai contar com apresentações de cerca de 138 agremiações, genuinamente ribamarense, entre blocos organizados, afro, escolas de samba, além de 74 apresentações de bandas, artistas locais, dentre outros.

Para o prefeito Luis Fernando, a realização do carnaval não é apenas uma ação de gestão, mas um permanente resgate e reconstrução da cultura, que reflete diretamente na valorização dos artistas locais.

“Graças a Deus temos a cultura como um importante eixo da gestão e por esta razão, temos previsão orçamentária que permite de forma responsável, incentivar nossos artistas para que juntos façamos mais uma grande edição do carnaval ribamarense, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos dois anos, especialmente no ano passado, quando da consagração do bicampeonato da escola paulistana Acadêmicos do Tatuapé, que homenageou a rica história e religiosidade do município”, lembrou o prefeito ao lado do vice-prefeito, Eudes Sampaio.

Um dos grandes representantes da cultura ribamarense, Reinaldinho, agradeceu e empenho do prefeito que não mede esforços para incentivar os artistas. “Apesar de toda crise econômica e financeira, o prefeito Luis Fernando de forma sempre responsável cumpre com sua promessa e, além de honrar o pagamento dos cachês, sempre o faz de forma antecipada como forma de preparação até para que o artista tenha como se organizar”, parabenizou.

O vereador e líder do Governo, Professor Cristiano, também enfatizou que Luis Fernando não é apenas o prefeito da reconstrução, mas também o prefeito da cultura, fazendo referência ao empenho e comprometimento que tem em prol da cultura. “Indiscutivelmente mais uma marca desta gestão é a cultura, o incentivo dado aos artista e principalmente: a valorização”, completou.

Também participaram do lançamento do carnaval, os vereadores Professor Salis e José Lázaro, além das vereadoras Nádia Barbosa e Marlene Monroe. 

Circuitos da Folia

Além da Sede e Vilas, os circuitos da folia que serão abertos no sábado de carnaval, (02), ainda contam com outros três endereços, Parque Vitória, Matinha, e Vila Sarney Filho II. A segurança dos espaços oficiais da folia, será reforçada por homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal e segurança privada.

Lava-Pratos

A 73ª edição do Carnaval do Lava Pratos será realizada nos dias 09 e 10 de no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede da cidade. Dez bandas devem garantir a diversão do Lava Pratos.