Estratégias adotadas em Sobral já norteiam as políticas em São José de Ribamar

Atendendo ao convite da Associação Bem Comum, o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, participou no último final de semana do II Seminário Educar Pra Vale, em Sobral, no Ceará.

O Seminário tem como finalidade apresentar detalhes da execução do programa, fortalecer e consolidar parcerias com os municípios participantes.
Além de trocar experiências administrativas na área, o prefeito Luis Fernando manteve contato com o presidente da Fundação Jorge Lemann, o empresário Paulo Jorge Lemann, que, por meio de sua fundação (Fundação Lemann), vai investir mais de R$ 5 bilhões na melhoria da educação dos municípios em todo país.

“Foi um momento propositivo no qual trocamos experiencias e mantivemos conversas importantes que irão redundar na implantação de programas que se juntarão aos esforços que temos feito para dar mais qualidade ao ensino público em São José de Ribamar”, comentou o prefeito.

Ao fazer um balanço da sua participação no seminário, Luis Fernando disse que ficou muito contente com o que viu em Sobral, com relação às políticas adotadas, as quais resultaram em números invejáveis para a política de Educação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por exemplo, o município alcançou o melhor índice do Brasil nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de 5 mil municípios avaliados no País.

“Mais feliz”, comentou o prefeito, “porque vimos que muitas das estratégias aplicadas em Sobral, tem sido adotadas em São José de Ribamar. Uma delas: o seletivo para gestores escolares, uma medida que além de privilegiar a meritocracia, acaba com a famigerada indicação política, uma espécie de apadrinhamento que já foi reprovado e que só gera prejuízo para a qualidade do ensino”.

Outras prioridades incorporadas às estratégias das últimas gestões sobralense em prol da melhoria da qualidade da educação chamaram a atenção do prefeito, como os investimentos em ensino em tempo integral, mais uma medida adotada pelo prefeito ribamarense desde sua primeira gestão à frente do município, quando da implantação dos liceus ribamarenses, a primeira do Maranhão. Concebido, construído e implantado por Luis Fernando, o Liceu Ribamarense tornou-se a melhor escola pública do Maranhão.

“Os olhos de nossa administração são voltados a educação, porque acreditamos que a partir dela, as demais políticas serão ampliada. Por esta razão, foi em São José de Ribamar que criamos as primeiras escolas públicas em tempo integral do Maranhão e hoje estamos em processo de construção do terceiro Liceu Ribamarense”, detalhou o prefeito.

“Deixamos o município em 2010 com um dos melhores resultados do IDEB. Infelizmente tivemos uma queda nos seis anos que estive fora da gestão. Hoje corremos atrás e por meio também de contínua qualificação e certificação dos professores e gestores, estamos em busca da elevação na qualidade do ensino aprendizado”, garantiu Luis Fernando.

Ele lembrou também que para se ter um bom aprendizado, é necessário manter a ordem, disciplina e o que chamou de ‘casa arrumada’. “Reformamos 90% de nossas escolas, assinamos ordem de serviços para construção de novos espaços, a exemplo do terceiro Liceu Ribamarense, já em fase de construção, que igualmente vai funcionar em tempo integral, sem falar das escolas militares em parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; estrutura de internet gratuita; bibliotecas reformadas e com exemplares à disposição dos estudantes; promoção da Literatura por meio de evento já fixado no calendário, o ‘Ribamar Literário’; Feira de Ciências, que contempla premiação como forma de estímulo dos alunos; entrada de novos professores, bem como oferta de formação permanente para os educadores”, disse o prefeito, elencando alguns dos projetos e programas em execução para 2019.

Também participam do evento em Sobral, o vice-prefeito, Eudes Sampaio, a secretária de educação, Joana Marques, além do secretário-chefe de Comunicação, Matias Marinho, e a adjunta de Educação, Gusmaia Mouzinho.