Governador recebe comitiva da IOV em Palácio e assembleia encerra com plantio de árvore unindo as nações

Foi encerrada oficialmente neste domingo (27) a I Assembleia IOV América, em cooperação com a UNESCO, realizada pela primeira vez no Brasil, tendo como destino o município de São José de Ribamar. Durante os quatro dias, a cidade ribamarense se transformou na capital das américas, reunindo mais de trinta países das américas do Sul, Norte e Central, além de convidados de outros países como Holanda, Emirados Árabes e Itália, que discutiram políticas concretas de proteção, preservação e promoção da arte popular e cultura folclórica como elementos do patrimônio cultural imaterial.

Membros da IOV recebidos no Palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino

No sábado (26), os conferencistas foram recebidos pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões, em São Luís. Além de conhecerem as dependências e rica história e acervo de um dos importantes equipamentos símbolo da cultura maranhense, os representantes dos países também participaram de programação cultural que contou com apresentação de danças exposição da história do Maranhão.

Para o prefeito Luis Fernando Silva, anfitrião do evento, o intercâmbio realizado durante estes dias, além de elevar a qualidade e importância da cultura, trouxe um conjunto de benefícios e responsabilidades, uma vez que o Maranhão entrou para o eixo das culturas mundiais.

“Como pessoa e enquanto gestor, estou extremamente feliz, porque além de ser amante da cultura maranhense, principalmente a cultura ribamarense, hoje, em definitivo, estamos ligados para sempre às culturas dos povos e isso sem dúvida é de grande responsabilidade e traz, é claro, benefícios diretos na promoção e difusão de nossa cultura. Agradeço ao governo do estado pela parceria constante que possibilitou a realização deste evento, mas principalmente agradeço ao acolhimento dos ribamarenses que tornaram especial todos os dias da Assembleia IOV”, completou.

O governador Flávio Dino destacou a credibilidade da gestão do prefeito Luis Fernando como sendo fator importante para captação do evento no Maranhão. “O prefeito Luis Fernando mostra mais uma vez sua força e credibilidade na gestão à frente do município que hoje sedia tão importante evento tornando o Maranhão o centro dos olhares internacionais em razão do evento. Não tenho dúvida que difundir culturas, aproxima povos e por esta razão é feito de coração para coração”, disse o governador Flávio Dino.

A programação foi encerrada neste domingo (27) com o plantio de uma árvore no Parque da Cidade. Ao realizar o plantio, cada participante depositou terra dos seus destinos de origem, simbolizando a troca de culturas e experiências além de fixar concretamente a passagem dos países pelo município.

A representante da UNESCO, Isabel de Paula, além de parabenizar mais uma vez a iniciativa do prefeito Luis Fernando em sediar o evento, falou que o plantio hoje feito, também simboliza o laço concreto de parcerias firmadas em terras ribamarenses para a profusão das culturas em nível mundial.

“Trabalhamos por uma cultura de paz, semeando novas perspectivas e essa é a bandeira da UNESCO. Porém, isso não se faz se não houver uma cooperação entre os povos e o município de São José de Ribamar está de parabéns por realizar o evento e, desta forma, entra em definitivo para o eixo dos parceiros que assim como nós, eleva a cultura”, disse.

Já o representante da IOV Brasil, Clerton Vieira finalizou dizendo que terra significa vida e que a cultura de fato tem uma força incrível de unir povos e nações em prol de objetivos que se tornam comuns. “Este encontro foi uma grande confraternização entre as culturas populares das américas e, pela primeira vez, conseguimos alcançar o patamar de concentrar em só espaço as três Américas e isso nos enche de orgulho e responsabilidade. Agradecemos mais uma a hospitalidade do povo hospitaleiro de São José de Ribamar e principalmente o olhar sensível do prefeito Luis Fernando que se torna um amigo mundial que une forças em prol da cultura dos povos”, finalizou o representante nacional da IOV.