Piauí segue na frente do Maranhão: Flávio Dino, envergonhado, pediu a outro governador que falesse do Maranhão na reunião dos governadores…

Por Aquiles Emir

Flávio Dino, porém, preferiu se ausentar do encontro e, a exemplo de outros governadores nordestinos, optou pela “nomeação” de Wellington Dias (PT), do Piauí, para falar por ele. Caberá ao governador piauiense apresentar uma carta em que os gestores estaduais do Nordeste expressam as prioridades para a região, com base nas ideias defendidas desde 2015, quando Dilma Rousseff (PT) ainda era presidente, e a partir de 2017, quando o presidente já era Michel Temer (MDB), ou seja, nada relacionado ao futuro governo.

O arranjo encontrado para esta ausência, na verdade, cria uma certa frustração, pois o que os maranhenses imaginavam era a cena do governador, que já se anuncia como pretendente a sucessor de Bolsonaro, apresentando, neste encontro, os detalhes de suas teses e fosse mais além: dizer por que acredita que a posse de Bolsonaro em 1º de janeiro será marcada por falta de compromissos com a Constituição Federal, ao contrário da sua, que ocorrerá no mesmo dia.

Jair Bolsonaro, com traje típico do Nordeste, não contará com governadores nordestinos no encontro deste quarta-feira em Brasília

Em suas postagens quase que diárias nas redes sociais, Flávio Dino já alertou que o caos vai se instalar no país a partir do governo Bolsonaro, inclusive já preveniu os maranhenses para os tempos difíceis que estão por vir, acrescentando, no entanto, estar preparado para esta “travessia do deserto” com a determinação de não deixar essa crise se estender para as bandas de cá.

Infelizmente, nada disto será dito ao presidente eleito e ficará a dúvida se o discurso do governador é com base em estudos técnicos e na sua experiência como gestor, se são palpites ou apenas palavras de efeito para não deixar alguém desmontar o palanque de uma campanha eleitoral já encerrada.

Ou estaria, Flávio Dino, com estas profecias catastróficas, apenas buscando um salvo conduto para não passar a ideia aos maranhenses de que eventuais erros em seu novo governo sejam responsabilidades suas? Só o tempo dirá.