Dia Mundial do Diabetes é marcado por entrega de ambulância e outras ações

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou grande ação de prevenção da doença, nesta quarta-feira (14). Na oportunidade, o prefeito ribamarense, Luis Fernando Silva, entregou uma nova ambulância para o Serviço Móvel de Atendimento, SAMU.

Luis Fernando entrega ambulância no dia nacional de combate a hipertensão e a diabete

A ação, segundo o prefeito, integra o pacote de serviços que vem sendo disponibilizado à população em prol do fortalecimento da saúde. “É de grande alegria poder comemorar a data dentro de um espaço voltado exclusivamente ao atendimento e tratamento do Hipertenso e Diabético. A criação do Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso foi pensada exatamente para dar todo o suporte aos pacientes que precisam de uma atenção especializada”, detalhou.

Hoje também, para marcar a data, “entregamos uma ambulância do SAMU e que vai dar todo o suporte no deslocamento e atendimento de urgência e emergência”, completou, lembrando ainda que só este ano, foram entregues seis Unidades Básicas de Saúde, UBS, atendendo assim a demanda de várias regiões do município.

Além de testes de glicemia, o Dia Mundial do Diabetes, foi lembrado com a oferta de verificação de pressão arterial e orientação nutricional aos pacientes. O objetivo da ação, segundo o secretário de saúde, Tiago Fernandes, é chamar a atenção da população sobre os riscos do Diabetes.

“É necessário reduzir os principais fatores de risco para o diabetes e isso se faz com informação. Por esta razão, e por determinação do prefeito Luis Fernando, estamos disponibilizando serviços e orientação em toda rede municipal de saúde, sobretudo no Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso”, completou.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Manoel do Nascimento, lembrou o volume de investimentos que a atual gestão vem fazendo no setor de saúde. “Hoje a prefeitura investe quase 30% em Saúde, superando a obrigação em Lei que é de 15%. Essa é uma demonstração de que o prefeito Luis Fernando tem compromisso com a saúde e, muito mais, com a vida dos ribamarenses”, enfatizou.Também participaram do evento a primeira vice-presidente da Câmara, vereadora Marlene Monroe, o líder do governo na Câmara, o vereador Professor Cristiano além da direta da UBS e Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH).