Importante: Resumo do único debate dos candidatos a governador transmitido pela televisão maranhense…

Abaixo, um resumo importante do debate eleitoral da TV Mirante, na noite dessa terça-feira, 02 de outubro de 2018. (Por Leonardo Moraes – membro do Coletivo Cultural Manuel Beckman)

Debate da TV Mirante

Na terça-feira (02) tivemos o debate entre os candidatos ao governo do estado do Maranhão promovido pela TV Mirante. O momento dedicado ao debate de ideias e propostas foi marcado por uma série de ataques e defesas entre os candidatos, cujo os alvos principais foram o governador Flávio Dino (PCdoB) e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Vamos agora a uma análise sobre o desempenho individual.

Flávio Dino (PCdoB): Sendo o alvo principal, fugiu muitas vezes das perguntas. Quando foi confrontado sobre as blitzen e a saúde pública se mostrou incomodado. Os ataques realizados a ex-governadora Roseana trouxeram um desgaste nas suas falas. Destacou, principalmente, os hospitais microrregionais e o programa Escola Digna como principais feitos. Citou a crise enfrentada pelo país como motivo no qual não pode realizar mais ações durante o seu governo.

Roseana Sarney (MDB): Começou o debate disparando contra Flávio Dino que muitos das obras inauguradas por ele tiveram início ainda quando era governadora. Sendo bastante atacada por Flávio, soube se sair bem muitas vezes ao se defender e contra-atacar, usando-se principalmente de ironias e sarcasmos. Ressaltou que o Maranhão precisava de muito mais do que foi feito, e que a propaganda governamentista é duvidosa por mostrar prazos surreais de conclusão de obras.

Roberto Rocha (PSDB): O melhor no debate, conseguiu se sair bem do início ao fim, mostrando preparo e segurança em suas falas. Discutiu propostas e soube atacar e se defender nos momentos certos. Desconcertou Flávio Dino em vários momentos, como ao responder a tentativa do governador de menosprezar seu projeto de despoluição da Lagoa da Jansen, chamando-a de “Redoxon”. Ao rebater mencionou o asfalto “Sorrisal”, e desafiou o governador para ir tomar banho no local.

Maura Jorge (PSL): Mostrou-se despreparada e repetitiva, principalmente ao citar bastante o candidato à presidência pelo seu partido, o Jair Messias Bolsonaro. Possivelmente decepcionou as expectativas de seus eleitores que esperavam uma atuação melhor da candidata no debate.

Odívio Neto (PSOL): Nem se saindo bem e nem se saindo mal, não poupou ataques a Roseana Sarney, Maura Jorge, e até mesmo ao governador Flávio Dino, que é de um partido de esquerda assim como o candidato. Em alguns momentos se mostrou confuso, mas no final conseguiu se estabilizar, principalmente nos ataques que fez. Destacou a falta de concursos públicos e defendeu-os como uma forma de evitar fraudes nos processos de terceirização de alguns serviços públicos.

 

1 pensou em “Importante: Resumo do único debate dos candidatos a governador transmitido pela televisão maranhense…

  1. Talvez, seja muito tarde , mas SE tivessemos todos debates AO longo.de Toda campanha , Roberto Rocha estaria no segundo turno.

Os comentários estão fechados.