Hildo Rocha pede fiscalização federal em Saúde na Grande São Luís

Comitiva formada pelo Deputado Federal, Hildo Rocha; pastor Sampaio Júnior, Delegado Defensor da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos Humanos; Marinho do Paço, Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar e a vereadora Carmem Aroso, visitou postos de atendimento médico com o objetivo de constatar a situação em que se encontram as unidades de saúde do município.

A comitiva inspecionou o Centro de Saúde da Maioba, o Centro de Saúde Nossa Senhora da Luz, o Centro de Especialidade e Diagnóstico, o Centro de Saúde de Itapera e o Centro de Saúde Vila São José.

Principais problemas

A situação, em todas as unidades visitadas, é praticamente igual: não há dentistas, enfermeiros, nem técnicos de enfermagem suficientes para o atendimento.

Os equipamentos estão sucateados e foram encontrados remédios com data de validade vencida. Há também carência de médicos. Em apenas uma das unidades visitadas a comitiva encontrou um médico fazendo atendimentos.

No Centro de Especialidade e Diagnóstico, o estado de abandono dos equipamentos de Análises Clínicas causou revolta e perplexidade.

“Isso aqui é uma prova viva de que o prefeito não tem compromisso com o município. As pessoas que tanto precisam deixam de fazer exames porque o prefeito não tem a dignidade de colocar os equipamentos para funcionar”, disse a vereadora Carmem Aroso.

“Estamos certos de que realmente há necessidade de se fazer uma fiscalização conjunta da Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Vou solicitar uma auditoria completa desses órgãos de controle para que possamos saber onde foi parar o dinheiro que veio do governo federal para ser investido na saúde pública do município de Paço do Lumiar”, afirmou Hildo Rocha.