Assembleia Legislativa homenageia Estado de Israel pelos seus 70 anos de fundação

Por iniciava do deputado Cabo Campos (PEN), foi realizada, nesta terça-feira (10), no Plenário Nagib Haickel, Sessão Solene em homenagem aos 70 anos de fundação do Estado de Israel. Presidida pelo deputado Vinícius Louro (PR), a sessão contou com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley; do secretário de Estado de Relações Institucionais, Luís Carlos Porto (representando o governador Flávio Dino); do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Ivaldo Rodrigues (representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior) e dos pastores Zezinho e Mário Porto, entre outros.

“Nós temos de saudar o embaixador Yossi Shelley não somente pelo respeito religioso, mas, também, porque ele está trazendo benefícios para o Maranhão, a partir de parcerias com o Governo do Estado,  município e iniciativa privada”, disse Cabo Campos, destacando os projetos nas áreas de dessalinização e agronegócio.

Cabo Campos mencionou o evento realizado ontem (9), no auditório do Sebrae, com a presença do embaixador e de prefeitos da Baixada Ocidental maranhense, quando foram discutidas possíveis parcerias entre os municípios e Israel.  “O que de concreto isso trará para o Maranhão, nós só saberemos no futuro. O que temos de concreto é a parceria com o Governo do Estado em relação ao projeto de dessalinização, uma tecnologia israelense para tirar o sal da água salgada. Há, ainda, projetos importantes na área do agronegócio”.

Segurança pública

O sistema de segurança pública de Israel é elogiado por vários países. Prova disso é que os maiores exércitos do mundo são treinados naquele país.  “Nós sabemos que Israel é um país de ponta na área da segurança pública. Os policiais do BOP do Rio de Janeiro, por exemplo, fazem cursos lá. Logo, por que não mandar os nossos agentes para treinarem lá?”, disse Cabo Campos, anunciando que apresentará projeto de lei para tentar viabilizar a parceria.

O deputado Vinícius Louro parabenizou a iniciativa do deputado Cabo Campos e expressou satisfação em presidir a sessão. “O embaixador já recebeu o título de ‘Cidadão Maranhense’ e foi homenageado com a ‘Medalha Manuel Beckman’. Nada mais justo do que mais esta iniciativa”.

O embaixador agradeceu a gentileza. “Eu estou feliz de estar aqui e agradeço por esta oportunidade”, disse, informando que esta é a terceira vez que vem ao Maranhão e que já tratou de parcerias com o Governo do Estado para o tratamento da água salgada e discutiu ainda a questão da parceria na área da segurança pública.

O secretário Ivaldo Rodrigues ressaltou que o embaixador é uma autoridade querida do Maranhão. “Uma comissão maranhense esteve em Israel no mês passado, fazendo contatos na Feira de Tecnologia e de Agricultura (Agritec). Eu acho que essa  homenagem é justa, levando-se em consideração, principalmente,  a importância desse país, não somente do ponto de vista religioso, mas sobretudo, no que diz respeito à agricultura  e à tecnologia, pois eles têm o que há de melhor para oferecer  ao mundo inteiro”, observou Ivaldo Rodrigues.