Guarda Municipal de Ribamar é a única do país a receber 115% de  Gratificação de Natureza Especial Por Risco de Vida

A gratificação foi implantada pelo prefeito Luis Fernando durante formatação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV)

Formada por um efetivo de 313 homens e mulheres, a Guarda Civil Municipal de São José de Ribamar vem se destacando no cenário local e nacional, sobretudo pelos ganhos, realizações e conquistas obtidas em favor da categoria. A mais recente conquista do batalhão, foi a aprovação em tempo recorde do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (CCV) da categoria.

Guarda Civil Municipal de São José de Riamar

Aguardado há 4 anos, o plano foi minuciosamente discutido e elaborado por meio de uma comissão formada por representantes do Sindicato e da Prefeitura de São José de Ribamar. Depois de esgotada todas as etapas, a proposta foi transforada em Projeto de Lei, pelo prefeito Luis Fernando, e encaminhado para apreciação e votação dos vereadores.

O prefeito Luis Fernando explica que além de todo o planejamento desenhado para a formatação do plano, desde a entrada do guarda que já começa no nível I, com ganhos acima do salário mínimo, o plano prevê entre outros ganhos, a Gratificação de Natureza Especial Por Risco de Vida (GNER).

“Foram pelo menos quatro anos aguardando ansiosamente a formatação do plano. Porém, não só fizemos, como tivemos o cuidado de elaborar com bastante clareza e entendimento, o PCCV da categoria, estabelecendo inclusive a elevação da GNER que saiu de 67% para 115%, ou seja, estabelecemos em lei a valorização da guarda criada em minha primeira gestão”, detalhou o prefeito.

Com o ganho, a Guarda Municipal se destaca sendo a única no Maranhão e em todo o país que possui risco de vida de 115% entre outros benefícios fixados em lei. O presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal, Mauro Sérgio Pereira Corrêa, que participou da formatação do Plano, considera um avanço significativo a valorização dos profissionais que vem recebendo total atenção por parte do executivo local.

“Essa é uma luta de todos e o prefeito Luis Fernando se mostrou mais uma vez sensível a luta da categoria que agora tem seu plano. Para se ter uma ideia, os guardas hoje, por meio do Plano, já podem contar com a tabela de vencimento que começa a partir do nível I e eleva ainda a tabela de progressões salariais além da oferta de cursos e capacitações que vem sendo disponibilizados para o melhoramento do efetivo”, comemora enumerando também o aumento de vagas por meio de concurso público além do fardamento para corporação.

Além de cursos e formação específica para os guardas que há anos não recebiam incentivo, a Prefeitura desde os primeiros dias de gestão, lançou um olhar atento a Segurança Pública Municipal. Em menos de um ano de gestão, foram adquiridas viaturas, quadricíclos, além de estruturação da sede da Guarda.

Outros avanços 

Por meio de convênio com a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Federal, todo o efetivo da Guarda Municipal vem passando por etapas de formação e capacitação para concessão do Porte e Uso de Arma de Fogo.

O efetivo também participou de curso de segurança realizado na academia da Polícia Civil, abrangendo técnicas de defesa pessoal, patrulhamento, uso de viaturas, além de conhecimento na área de direito penal entre outras abordagens de competência da segurança pública.

O curso que teve mais de um mês de duração, deverá realizar a certificação de toda a corporação que participou da iniciativa, nesta segunda-feira (18), na sede da SEMTRANS.

11 pensou em “Guarda Municipal de Ribamar é a única do país a receber 115% de  Gratificação de Natureza Especial Por Risco de Vida

  1. A presente questão está iquivocada, pois a GM de Pelotas no Estado do Rio Grande do Sul já está com o adicional de Risco de vida em 155% sendo nesse mês de Junho de 2018 mais um aumento de 10% chegando ao percentual de 165% nesse ano. Em seu Estado pode ser que seja a única com o maior aumento no Risco de Vida mas não do país. Só para o conhecimento dos demais.

  2. Parabens ao prefeito de Ribamar ,espero que adequa sobre o uniforme na cor azul marianho que se refere a lei 13022

  3. Parabens ao prefeito pela iniciativa ,espero que observe a padronizaçao do uniforme conforme a lei 13022 na cor azul marinho .Grande avanco parabens

  4. Parabéns, parabéns a administração de ribamar, o prefeito de slz nao sabe nem o que é guarda municipal, estamos largados por essa administração de E de H.

  5. Parabéns para os gestores que se preocupam com a segurança de seus municípios, pois quem enxerga assim, é, investe na segurança do seu município concerteza se preocupam com a sua Cida e será recompensado pela população. Parabéns para esse tipo de Prefeito.

  6. Parabéns aos Guardas Municipais de São José de Ribamar! Os servidores dessa instituição merecem serem valorizados.

  7. Meu nome é Marco Antônio Leite, sou Guarda Municipal da Cidade do Rio de janeiro, aproveito a oportunidade para parabenizar os Vereadores e sobretudo ao excelentíssimo Senhor Prefeito desta Ilustre Cidade pela brilhante iniciativa de valorizar esses guerreiros profissionais da Guarda Municipal que certamente não medem esforços para garantir a segurança dos Munícipes e turistas desta cidade.
    Que Deus continue nos abençoando para que continuemos nesta luta incansável em defesa da segurança e dos direitos humanos!

  8. Isso se chamar valorização do servidor. Aqui em Maceió -AL, passamos por enormes dificuldades deste 2015 sem reajuste salarial, Prefeito Rui Palmeira ” o Pior ” dos últimos 20 anos…

  9. Parabéns aos nobres guerreiros pela conquista,e parabenizo também o apoio do legelativo e esforço do executivo.

    • A presente questão está iquivocada, pois a GM de Pelotas no Estado do Rio Grande do Sul já está com o adicional de Risco de vida em 155% sendo nesse mês de Junho de 2018 mais um aumento de 10% chegando ao percentual de 165% nesse ano. Em seu Estado pode ser que seja a única com o maior aumento no Risco de Vida mas não do país. Só para o conhecimento dos demais.

Os comentários estão fechados.