Obras financiadas pelo BNDES no Maranhão desaparecem como “chuvas em asfalto sonrisal”…

Senador maranhense cobrou rigor em obras financiadas pelo BNDES no estado.

“Está lá o governo fazendo ruas e quando chega o inverno vai tudo embora com a chuva. Esse dinheiro emprestado do BNDES vai todo embora e o povo é quem paga por obras desse nível”.

Para o parlamentar maranhense, as obras feitas com o dinheiro do banco não são fiscalizadas adequadamente. O senador Roberto Rocha, que é relator da CPI e autor da proposição de criar a CPI do BNDES, criticou o financiamento de obras de infraestrutura em outros países, como fruto de decisões políticas.Na visão do senador, o investimento direcionado ao exterior deveria ter sido feito dentro do Brasil.

“Não há obras de infraestrutura no Brasil, mas foram feitos investimentos lá fora em países como Venezuela, Cuba, países com ditadura na África. Nós sabemos que Moçambique não vai pagar o BNDES. O presidente Maduro, da Venezuela, também afirmou que não vai pagar. A minha pergunta é por que as obras de infraestrutura, como construção de viadutos, portos, metrôs não foram feitos no Brasil”, questionou Roberto Rocha.

O papel de um Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no crescimento do país foi tema de debate essa semana, durante audiência pública promovida pela CPI que investiga as operações da instituição.

Financiamentos do BNDES no Maranhão:

O senador Roberto Rocha denunciou o aumento de obras do governo do Maranhão, que estão sendo financiadas com o dinheiro do banco. Boa parte delas foram recém-inauguradas, mas já se encontram em estado muito precário, como é o caso das pavimentações asfálticas.

“O estado que eu represento tem a pior renda per capita, mas possui empréstimos aprovados pelo BNDES. E quem paga a conta é o povo pobre, porque a base de garantia desses financiamentos é o Fundo de Participação do Estado”.