Senador do Maranhão discute estratégias para a Rota das Emoções…

Roberto Rocha se reuniu com o governador do Piauí, Wellington Dias, para debater planos e ações para estimular a atividade turística na Rota das Emoções.

Roberto Rocha e Wellington Dias debateram estratégias para estimular turismo no MA, PI e CE

O senador maranhense Roberto Rocha (PSB) recebeu na quarta-feira, 21, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), para discutir planos e ações que visam estimular a atividade turística no trecho conhecido como Rota das Emoções, que é um complexo que começa em Barreirinhas (MA), atravessa os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) até Jericoacoara (CE), envolvendo no total 14 municípios.

Presidente da Frente Parlamentar da Rota das Emoções, Roberto Rocha lembrou que um dos maiores problemas para melhorar o fluxo de turistas é a falta de investimentos, especialmente, em infraestrutura, como estradas, portos, aeroportos, além de melhorias nos acessos até os destinos turísticos.

“O Maranhão, o Piauí e o Ceará possuem riquezas culturais e costumes de um povo belo e acolhedor em uma das regiões mais paradisíacas do mundo. No entanto, a falta de uma infraestrutura adequada, de logística e de acesso aos destinos dificultam muito a exploração de toda essa riqueza natural”, disse Roberto Rocha.

O governador Wellington Dias afirmou que a Rota das Emoções representa um pilar importante no desenvolvimento do litoral nordestino. “É um projeto estratégico que está em andamento e acredito que a Frente Parlamentar, composta pelos senadores dos três estados, tem força para atrair investimentos públicos e capital privado para serem alocados em infraestrutura e criação de empregos às pessoas dessas regiões”, afirmou o governador.

Recursos

Nos próximos dias, uma audiência deverá ser realizada entre os ministros da Fazenda e do Turismo com a Frente Parlamentar para buscar recursos orçamentários e soluções para aprimorar o turismo na faixa litorânea dos três estados.

“A Rota das Emoções possui um potencial turístico enorme e é um dos pedaços de chão mais belos que já vi. Precisamos apresentar as nossas riquezas, sobretudo, aos turistas estrangeiros para que voltem outras vezes. Mas, para isso, é preciso que a Rota das Emoções seja prioridade e isso é que vamos buscar”, disse Rocha.

Missão

Recentemente, ao representar o Senado Federal em uma missão oficial por sete dias, Roberto Rocha conversou com autoridades da Suécia, França e Espanha e apresentou todo o potencial turístico da faixa litorânea dos três estados, especialmente o Maranhão.

Em Estocolmo, capital da Suécia, o senador conseguiu que seja viabilizado um stand exclusivo do Maranhão, durante o evento Brazilian Day Estocolmo, que será realizado no início de agosto.

O objetivo é apresentar e divulgar o estado para o mundo. “É uma iniciativa que tive de revelar aos europeus toda a nossa cultura, através da música maranhense, o Bumba meu boi, a culinária, o artesanato, além das belezas e encantos turísticos naturais que o Maranhão possui. A nossa iniciativa serviu de inspiração ao governador Wellington Dias e espero que essa nossa parceria dê bons frutos e resultados aos nossos estados”, disse Roberto Rocha. (Imirante)