Em artigo do JP, deputado Zé Reinaldo fala da Famem, do apoio da classe política em torno de sua candidatura ao Senado…

A importância da Famem (Federação dos Municípios do Maranhão) 

Quando passei por momentos politicamente muito difíceis no meu governo, encontrei da parte de alguns deputados e prefeitos um apoio muito firme que permitiu que eu pudesse superar aqueles momentos de instabilidade. Entre eles alguns foram fundamentais: o saudoso João Evangelista, Humberto Coutinho, Tema, Rubens Pereira. Sem o apoio deles não sei qual seria o desfecho que teria o meu governo.

João Evangelista, sem dúvidas, um dos maiores políticos do estado, tinha um horizonte de grandes vitórias pela frente mas, uma inesperada doença nos privou do convívio com ele. Muitos, como eu, o viam como um futuro governador. Estava preparado para isso.

Humberto Coutinho é um influente presidente da Assembleia Legislativa e presta importantíssimo serviço ao governador Flávio Dino colaborando decisivamente para o equilíbrio político do governo. Se quiser, será um fortíssimo candidato a Senador. Rubens Pereira continua ativo e influente e é sempre acionado pelo governador quando é necessário resolver intricados assuntos políticos.

E Tema, que naquela ocasião exercia a presidência da Famem, além de prefeito de Tuntum, foi tão decisivo que, acredito, sem o firme apoio dele, as coisas teriam sido muito difíceis para mim. Ele trouxe a comunidade dos prefeitos, e os levou a acreditarem no governo, concorrendo decisivamente para a estabilidade do meu governo.

O governador Flávio Dino de quem Tema já era um aliado dedicado, com a recente eleição de Tema como presidente da Famem, ganhou um braço forte e experiente junto à comunidade dos prefeitos.

Na verdade ganharam os prefeitos, pois a Famem volta a ser uma casa política por excelência, prestadora de serviços aos prefeitos, uma casa de debates e de formulação de políticas para aperfeiçoar o trabalho dos prefeitos e de atuação junto aos órgãos fiscalizadores para prestar melhor orientação a eles.

Parabéns Tema.

A Câmara dos Deputados volta a se reunir dia primeiro de fevereiro iniciando os trabalhos de uma nova legislatura. E já no dia 2, teremos a eleição do presidente e do restante dos cargos da mesa que dirigirão os trabalhos nos próximos dois anos.

Em que pese a presença de outros candidatos a presidente, merecedores também, mas o atual presidente Rodrigo Maia, do DEM, fez um grande trabalho durante o curto tempo em que exerceu a presidência. Ele foi eleito durante um dos períodos mais conturbados da história da Câmara, substituindo Eduardo Cunha, que teve o mandato cassado por recomendação da Comissão de ética da Casa. Todas as matérias importantes para restaurar o equilíbrio fiscal da economia brasileira foram votadas e aprovadas nesse curto período, credenciando o Rodrigo para um período normal, desta vez.

Assim votarei pela eleição de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara. Ele esteve aqui na semana passada e deverá ter a maioria absoluta dos votos da bancada maranhense.

Depois que Tema falou que me apoiaria ao Senado: “é Zé Reinaldo e mais um…” por onde passo me perguntam se serei mesmo candidato ao Senado e ao afirmar que serei recebo palavras de incentivo e de apoio.

Já deixei de ser candidato com boas chances de eleição em 2006, quando fiquei no governo até o fim para apoiar Jackson Lago, e em 2014, quando abri mão para não dividir a base política que apoiava Flávio Dino na eleição para governador. ,

Nunca me arrependi e nem me arrependerei um dia. Mas, agora, acho que é a minha vez.

Como deputado federal, com a união da bancada em torno dos projetos maiores do Maranhão, estou muito satisfeito pelo que consegui fazer. Cito como exemplo, a vitoriosa luta para trazer o Instituto Tecnológico da Aeronáutica- ITA para o Maranhão associado a UFMA; por ver que todo esforço, dedicação e trabalho duro para trazer a refinaria para o Maranhão caminha muito bem e tem tudo para dar certo; em criar a Frente Parlamentar Para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara que será instalada no começo da nova legislatura e que com ela pretendemos tornar realidade o Programa Espacial Brasileiro que poderá transformar Alcântara em um Centro Tecnológico de conceito Mundial, entre tantas outros projetos importantes pelos quais lutei na Câmara.

Mas, nessa Casa, somos 513 deputados e no Senado são apenas 81 e o Senado confere a cada senador um poder muito maior do que detém um deputado. Quero dizer com isso, que como senador, terei muito mais força para ajudar na mudança que todos nós queremos que aconteça aqui.

Para se eleger senador é preciso ter grupo e apoio. Meu maior trunfo é a participação da classe política nesse projeto como foi expresso por Tema. Sou municipalista, como provei como governador, e essa causa será muito importante em minhas ações.

Espero contar com o apoio do governador Flávio Dino, dos meus amigos, da classe política e principalmente do povo do Maranhão.

Vamos em frente.

Nota: Os artigos do ex-governador Zé Reinaldo saem na coluna do Jornal Pequeno nas terças-feiras.

2 pensou em “Em artigo do JP, deputado Zé Reinaldo fala da Famem, do apoio da classe política em torno de sua candidatura ao Senado…

  1. O DEPUTADO ZE REINALDO DEVE PROCURAR A FAMILIA VELOSO PARA LHE DAR APOIO EM TODA REGIAO . OS VELOSOS SEMPRE FORAM ZE REINALDO . E NOS ZE REINALDO SENBADOR

  2. TAMO JUNTO .PIO XII VOTA ZE REINALDO SENADOR O MELHOR PARA O MARANHAO

Os comentários estão fechados.