Projeto de Zé Inácio cria a Medalha “Negro Cosme”

foto40-fotos-sessao-plenaria-240915-por-nestor-bezerra-e1445783701178A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou na manhã de hoje (16) o Projeto de Resolução Legislativa – de minha autoria – que cria a Medalha ‘Negro Cosme’, destinada a homenagear as pessoas e entidades que, reconhecidamente, prestem ou tenham prestado relevantes trabalhos em prol da igualdade de direitos, sobretudo na luta em defesa do povo negro do Maranhão.

Negro Cosme, conhecido também como Imperador da Liberdade, foi condenado por liderar uma das mais importantes lutas pela resistência do povo negro no Maranhão e no Brasil – a Balaiada. Enforcado em Itapecuru Mirim/MA, no ano de 1842, transformou-se em símbolo de luta pela igualdade de direitos e contra a escravidão no país.

Parabenizo a Assembleia Legislativa pela aprovação deste Projeto, sobretudo porque estamos na Semana da Consciência Negra e é fundamental homenagear os heróis e as heroínas que foram e são importantes para a defesa do povo negro e da igualdade racial.