Bumlai volta para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba

O pecuarista José Carlos Bumlai voltou para a carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, nesta terça-feira (6). Bumlai foi alvo da 21ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em novembro de 2015, e está em prisão domiciliar desde março deste ano devido ao tratamento contra um câncer na bexiga.

Ele chegou escoltado por policiais e acompanhado dos advogados por volta das 10h. Por volta das 12h, o preso foi levado para o Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O presídio é uma penitenciária de regime fechado com finalidades médicas.

O pecuarista responde pelos crimes de corrupção passiva, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. Por causa de complicações no tratamento, Bumlai teve o retorno à prisão adiado por duas vezes pelo juiz Sérgio Moro.

O advogado Edward de Carvalho, que defende Bumlai, disse que o cliente ainda não está totalmente recuperado do tratamento e que existe a suspeita de outro tumor. “Pedimos uma perícia médica”, relatou.

Ainda nesta terça, Bumlai deve passar por outra perícia média solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) para avaliar as reais condições de saúde. O procedimento foi autorizado pelo juiz Sérgio Moro.

“(…) este órgão ministerial [MPF] já apontara as estranhas peculiaridades da situação médica do nominado que, diante da cessação dos motivos que o mantiveram em prisão domiciliar, sem laudos de exames realizados, informara a necessidade de realização de tratamento em suposto problema cardíaco, o que ocorreria por 12 semanas”, disse o MPF.

A Procuradoria também diz que as doenças surgiram só depois do decreto de prisão. “Causa ainda maior perplexidade a reiterada descoberta de novos problemas de saúde ou o início de tratamento de doenças apenas após a decretação da prisão preventiva do investigado”, diz.

Fonte: G1