Pesquisa confirma: Edivaldo Holanda Júnior é derrotado em qualquer cenário no segundo turno

Como parte de uma cobertura especial das eleições municipais de 2016, a TV Guara começou a divulgar a série de quatro pesquisas de intenções de votos para eleições desse ano. Essa é a primeira pesquisa Exata/TV Guará, com todos os nomes definidos para a disputa a prefeitura de São Luís.edieliwell

A pesquisa foi divulgada primeiramente no jornal Guará News e faz uma avaliação de cenários para o segundo turno. O Instituto Exata também perguntou aos eleitores em quem eles votariam para vereador. Além disso, o levantamento avaliou a aprovação da gestão do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e do governador Flávio Dino. Lembrando que toda a pesquisa está disponível no nosso portal tvguara.com.

No primeiro cenário a pesquisa Exata e Tv Guará perguntou: em quem você votaria para prefeito de são luís, se as eleições fossem hoje?

Em primeiro lugar aparece Edivaldo Holanda Junior com 16% das intenções de voto. Em seguida Eliziane Gama com 9%. Wellington do Curso é o terceiro com 9 pontos percentuais. Rose Sales foi lembrada por 2% dos eleitores. Eduardo Braide, João Castelo e Fábio Câmara foram citados cada um por 1% do eleitorado. Zé Luís Lago marcou menos de 1%. Outros marcaram 1%. Nenhum 15%. Não sabem 45%.

No segundo cenário analisado, a pesquisa colocou a disposição dos entrevistados os nomes dos nove candidatos à prefeitura da capital e perguntou. Se as eleições fossem hoje, e os candidatos fossem esses, em quem você votaria para prefeito de são luís?

Em primeiro lugar está Edivaldo Holanda Júnior do PDT com 25% das intenções de voto. Em segundo lugar, Eliziane Gama do PPS com 21%. Wellington do Curso do PP marcou 18 pontos percentuais. Logo a seguir Rose Sales do PMB com 7%. Eduardo Braide do PMN 3%. Fábio Câmara do PMDB foi citado por 2% dos entrevistados. Zé Luís Lago do PPL e Cláudia Durans do PSTU marcaram 1% cada. Valdeny Barros do PSOL foi citado por menos de 1% dos eleitores. Nenhum, branco e nulo marcou 12%. Não, sabem 10%.

Eliziane Gama venceria com 37% das intenções de voto contra 32% para Edivaldo Holanda Júnior. Nenhum, branco e nulo marcou 24%. Não sabem, 7%.

Também avaliamos os dois principais candidatos de oposição ao atual prefeito, Eliziane Gama e Wellington do Curso e perguntamos: se houvesse segundo turno, e os candidatos fossem esses, em quem você votaria para prefeito de São Luís?

Wellington do Curso foi lembrando por 39%, Edivaldo Holanda Júnior marcou 34 pontos percentuais. Nenhum, branco e nulo 19%. Não sabem, 8%.

A pesquisa encomendada pela Tv Guará ao Instituto Exata também quis saber sobre a rejeição. Nós colocamos a disposição os nomes dos nove candidatos e perguntamos: Se as eleições fossem hoje, e os candidatos fossem esses, em quais deles você não votaria de jeito nenhum para prefeito de São Luís? O entrevistado poderia escolher mais de um candidato.

Eliziane Gama venceria com 36% dos votos. Wellington do Curso marcou 34%. Nenhum, branco e nulo 21%. Não sabem 9%.

O levantamento avaliou também se os moradores de São Luís aprovam ou não a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Edivaldo Holanda Júnior foi o mais rejeitado pelos entrevistados com 35% das lembranças. Em seguida Eliziane Gama com 18%. Cláudia Durans marcou 17% de rejeição, Eduardo Braide e Fábio Câmara, os dois marcaram 16%. Rose Sales 15% e 14% disseram que não votariam de jeito nenhum em Zé Luis Lago. Wellington do Curso e Valdeny Barros 11%. Votaria em todos marcou 6% e 14% disseram que não votariam em nenhum.

Nós fizemos a mesma pergunta, agora para os moradores de São Luís avaliarem o governo de Flávio Dino? Na resposta, 40% responderam que aprovam e mais da metade, 56%, não aprovam o mandato do prefeito. Não sabem ou não responderam, totalizam 4%.

Em outro cenário avaliado, nos perguntamos aos eleitores se votariam no prefeito Edivaldo Holanda Júnior para um segundo mandato. No resultado, 60% dos moradores de São Luís aprovam o governo de Flávio Dino e 36% não aprovam. Não sabem ou não responderam, 4%.

A pesquisa Exata e TV Guara foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o numero 07433/2016. Foram ouvidas entre os dias 8 e 10 de agosto, 806 pessoas na Zonal Rural e Urbana de São Luís. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. E o grau de confiabilidade é de 95%. Isto significa dizer que se fizéssemos 100 levantamentos utilizando a mesma metodologia. Em apenas cinco deles os resultados ficariam fora da margem de erro.

Em resposta, 36% responderam que sim e 58% disseram que não dariam um segundo mandato ao prefeito. Não sabem ou não responderam 6%. (Diego Emir)