PSDB, DEM, PPS e PSB anunciam apoio a Maia na eleição da Câmara

As bancadas do PSDB, do DEM, do PPS e do PSB na Câmara decidiram, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (13), apoiar a candidatura do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição que escolherá o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Casa. Juntas, as quatro legendas têm 117 dos 513 deputados da Câmara.

Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa obter maioria absoluta dos votos, o que é considerado inviável devido à falta de consenso e ao excesso de candidaturas.

Ao lado de Rogério Rosso (PSD-DF) e Marcelo Castro (PMDB-PI), Rodrigo Maia é considerado um dos favoritos para vencer a corrida pelo comando da Câmara. Filho do ex-prefeito do Rio do Janeiro Cesar Maia (DEM), ele está exercendo seu quinto mandato consecutivo de deputado federal.

No início da gestão Michel Temer, Rodrigo Maia foi cogitado para a liderança do governo na Câmara, mas, no final das contas, acabou preterido pelo líder do PSC, André Moura (SE). Integrante da “tropa de choque” de Cunha, o deputado sergipano foi imposto pelo “Centrão” para a função.

Deixando as diferenças ideológicas e políticas de lado temporariamente, o deputado do DEM chegou a buscar votos até mesmo de antigos desafetos, como PT, PSOL e PC do B. O aceno de Maia até chegou a ser correspondido por parte dos parlamentares da nova oposição, mas perdeu força depois que a bancada do PMDB decidiu adotar oficialmente a candidatura de Marcelo Castro.

Rodrigo Maia, entretanto, pode se tornar uma alternativa para PT, PC do B e PDT caso passe para o segundo turno com o líder do PSD, Rogério Rosso. Neste caso, os oposicionistas apostariam no deputado do DEM para tentar impor uma derrota ao candidato do “Centrão” indicado por Cunha.

Fonte: G1