Deputado Wellington solicita que parques e praças em São Luís sejam adaptados para receber crianças com deficiência

 

Na tarde desta segunda-feira (16), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna, na Assembleia Legislativa, para solicitar a adaptação dos parques e praças da capital maranhense. A solicitação de Wellington requer a instalação de equipamentos adaptados, dentre eles os brinquedos inclusivos, a fim de que possam receber crianças com deficiência.97bdd7da-fc1e-400f-9189-9e6be9b22499

“A inclusão tem sido muito defendida em nosso estado. No entanto, o que se procura aqui é a concretização desse termo e não apenas a sua defesa formal. Os parques de São Luís, por exemplo, não são adaptados para receber crianças com deficiência. Por isso, ir ao parque ou praça, ao invés de ser um momento de lazer, acaba por ser um momento desconfortável e de transtorno, já que os pais não poderão ver seus filhos brincando como as outras crianças.”

Ao fundamentar sua solicitação, o deputado Wellington mencionou que é um projeto simples, mas de grande relevância e que já é realidade em outros municípios. Destacou ainda, o Projeto de Lei Nº 059/16, de sua autoria, que institui a Política de Compromisso com as Condições de Acessibilidade, em calçadas e vias públicas.

“Iniciativas como essa já são realidade em outras capitais brasileiras, a exemplo de Curitiba. O Passeio Público de Curitiba ganhou o primeiro playground adaptado para crianças com deficiência. O espaço no Passeio Público tem três brinquedos: um balanço adaptado para pessoas que usam cadeira de rodas; uma mesa de areia e um painel com xilofone e jogo da velha. Caso tal medida seja implantada, tem-se o início da realização de um sonho, o começo de uma caminhada que fará com que crianças com deficiências possam brincar juntas com outras sem deficiência. Fala-se muito de trabalho de inclusão no trabalho e na educação, mas muito pouco do lazer. Toda criança gosta de brincar”, finalizou.