Construção da ponte Pai Inácio gera expectativa de benefícios e melhorias de vida para população

Obras do Programa Interbairros melhoram mobilidade urbana na capital

Agência São Luís Notícias

As obras na ponte Pai Inácio – que interliga a rua General Artur Carvalho, localizada no Turu, à travessa Nossa Senhora da Vitória, no Parque Vitória – já estão fazendo com que os moradores daquela região comecem a perceber a transformação social e econômica que ocorrerão com a melhoria da mobilidade urbana. Com a conclusão prevista para o fim deste mês, a obra integra o Programa Interbairros – um conjunto de 14 intervenções urbanísticas na capital realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado.15145_interbairro_jardimscristovao_090516_ma6

A ação municipal na ponte Pai Inácio avança em ritmo acelerado. Na última semana, foi iniciado o serviço de asfaltamento da ponte, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A ponte é apenas uma parte da interligação que está sendo construída entre a Estrada da Maioba e a Avenida dos Holandeses. A via alternativa de tráfego assim criada vai ajudar a desafogar o tránsito em várias grandes avenidas e diminuir distâncias entre bairros de São Luís. Com 8.565 metros de extensão, a Interbairros Maioba/Holandeses é considerada a intervenção mais expressiva do programa. A via parte da Estrada da Maioba, passando pela Avenida 2, no Itapiracó, cruzando a Ponte Pai Inácio, no Turu, e pela Alameda Jaú, na Divineia.

A obra vai favorecer moradores de bairros como Divineia, Vila Luizão, Santa Rosa, Parque Vitória, Sol e Mar, Cohab e Cohatrac. Ao longo da ponte do Pai Inácio já foi instalada iluminação pública pela Prefeitura de São Luís.

O prefeito Edivaldo destacou que a proposta do Programa Interbairros visa  não só amenizar congestionamentos nas grandes avenidas, mas também assegurar à cidade um plano de desenvolvimento urbano com reflexos positivos do ponto de vista socioeconômico. “O processo de urbanização reflete as condições de desenvolvimento da cidade. Nesse sentido, estamos trabalhando para que São Luís seja uma capital na qual as pessoas se sintam bem, tenham qualidade e possam, inclusive, ter rendimentos próprios que possibilitem que elas usufruam de uma vida digna”, disse o prefeito Edivaldo.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, a previsão é a de que, com a conclusão das obras da malha viária e da ponte Pai Inácio, na região haja uma incidência grande de abertura de comércios e de valorização no ramo imobiliário. Na prática, além dos benefícios de mobilidade urbana e melhoria das condições de vida e moradia da população, a obra pode ajudar a dinamizar a economia da área.

“A partir do momento em que a Prefeitura de São Luís possibilita aos moradores mais qualidade de vida, criando novas vias de tráfego, ocorre o aquecimento da economia na Região, trazendo mais comércio, o que gera emprego e renda. Este trecho, por exemplo, ainda não é nem reconhecido pelo Google Maps, mas assim que terminarem as obras, empresários vão começar a investir”, disse o secretário Antônio Araújo, que também é arquiteto e urbanista.