Júnior Verde defende campanha para erradicar lixões no Maranhão

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) reforçou, durante pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa, a parceria que estabeleceu com o Fórum Maranhense de Sustentabilidade, uma campanha que busca o fim dos lixões no Estado do Maranhão por meio do envolvimento de toda a sociedade.32003d1d8d243c60bc6dee5a55f389d2

“Trago hoje este tema por compreender a dimensão que tem a reutilização do lixo. Hoje descartamos de qualquer forma, sem o devido cuidado e compreensão de que o lixo pode ser reciclado e gerar divisas econômicas para as famílias maranhenses”, destacou Júnior Verde.

Na semana passada, o Fórum de Sustentabilidade realizou um encontro para discutir os problemas causados pelos lixões que se acumulam em diversos pontos de São Luís. São mais de 40 espalhados pelos bairros da capital.

Estudantes, gestores e profissionais ligados ao saneamento básico participaram do workshop na tentativa de minimizar os impactos causados pelos resíduos sólidos produzidos pela população. Diariamente, são produzidas mais de 1.300 toneladas de lixo em São Luís e a capital não possui um aterro sanitário para acomodar esses resíduos de forma adequada.

O parlamentar apresentou um plano de ações que incluem a realização de uma ampla campanha de conscientização envolvendo os municípios maranhenses; ações do Governo do Estado para que a população realize a coleta seletiva; e a execução da Lei 12.305/2010, que trata dos resíduos sólidos e tem no seu arcabouço jurídico todas as políticas necessárias para tratamento dos resíduos sólidos.

“É  preciso despertar para a consciência ambiental. No encontro que realizamos, tivemos a oportunidade de discutir nesta Casa os meios para erradicar os lixões do Estado do Maranhão e a importância de envolver todos os segmentos da sociedade neste sentido”, finalizou.