Títulos cancelados: 10 mil eleitores em São José de Ribamar não votarão nas eleições municipais de 2016

Segundo a responsável da 47ª Zona Eleitoral de Ribamar, mais de 10 mil eleitores estão com títulos cancelados.

População de 16 a 18 anos tem mais interesse no voto. A população acima de 20, na grande maioria, deixou de renovar seu título, ficando fora das eleições de 2016.

downloadO eleitor que vai completar ou completa 16 anos no ano eleitoral pode votar. O eleitor que já fez a biometria pode votar com qualquer documento que comprove a digital.

“Estamos de plantão desde maio de 2015, quem renovou seu título vai votar, hoje, excepcionalmente, atenderemos acima do numero do atendimento normal, que era 120 pessoas. Hoje tivemos que distribuir 240 senhas, e só terminaremos nosso trabalho aqui, no Cartório de Ribamar, até que a última pessoa seja atendida”, disse Teresinha.

Na semana do eleitor, o TRE, na pessoa da Dra Teresa Cristina de Carvalho, fez anúncios em rádios, promovendo publicidades que chamassem a população para o recadastramento, mas, apenas a faixa etária que frequenta escola se interessou.

Desde novembro de 2012, o município que tinha 91.033 eleitores, perdeu cerca de 10 mil, chegando aos 81.000 mil eleitores, pois, deixaram de fazer a biometria eleitoral. A responsável pelo cartório, Teresinha Madeira, falou ao blog que o desinteresse é a maior causa.

Há 1 ano e meio o TRE vem fazendo o recadastramento biométrico da população de São José de Ribamar, muitos não se interessaram pelo recadastramento, portanto, mais de 10 mil eleitores estão com seus títulos cancelados.