Prefeitura divulga chamada pública para programação artística do revezamento da tocha olímpica

Da Redação – Agência São Luís

Como parte integrante da programação oficial do revezamento da tocha olímpica na capital maranhense, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), está convocando, por meio de chamada pública, artistas e grupos culturais da cidade para compor a programação artística do evento, que acontecerá no dia 12 de junho, com encerramento na praça Maria Aragão, onde será acesa a pira olímpica.

Governador Flávio Dino, ministro George Hilton, vice-governador Carlos Brandão, secretário Márcio Jardim, prefeitos, deputados e demais autoridades no encontro preparatório de organização do revezamento da Tocha Olímpica.   Foto: Karlos Geromy/Secom

Prefeito Edivaldo e demais autoridades no encontro preparatório de organização do revezamento da Tocha Olímpica. Foto: Secom

“Por orientação do prefeito Edivaldo, a Prefeitura de São Luís quer fazer desse dia uma celebração em torno da cultura, do esporte e do espírito cívico. A chama olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica, e recebê-la em nossa cidade nos coloca em sintonia com o que existe de melhor nos jogos olímpicos, que é a competição saudável e o orgulho nacional em torcer por nossos atletas e representantes”, disse o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente, no período de 2 a 20 de maio, de segunda a sexta-feira, no período matutino, das 8h às 12h e no período vespertino, das 14h às 18h, no protocolo da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), localizada na Rua do Mocambo, n.º 253, Centro.

Cada proponente poderá inscrever até dois projetos artísticos-cultural de show artístico individual, coletivos artísticos de música, circo, dança, teatro de rua, contação de história e grupos de manifestação da cultura popular maranhense.

No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar ficha de inscrição preenchida e portfólio com documentos que comprovem atividade artística e cultural do proponente, disponíveis nos anexos da chamada pública divulgada no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

TOCHA OLÍMPICA

O percurso da tocha olímpica em São Luís cobrirá 39 quilômetros. O percurso oficial tem início na sede da Prefeitura de Luís e contará com oito pontos de apoio – Palácio La Ravardière, Anjo da Guarda, Cohatrac, Turu, Avenida Litorânea, Espigão Costeiro e Praça Maria Aragão. Cada ponto contará com palco para atrações culturais e esportivas. O revezamento será encerrado na Praça Maria Aragão, onde será acesa a pira olímpica.

São Luís será a 14ª capital do Brasil a receber a tocha olímpica. A chama olímpica sairá de Brasília no dia 3 maio, circulando por várias cidades brasileiras até o dia 5 de agosto, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. No calendário, mais de 300 cidades brasileiras sediarão visitas da chama. Depois da celebração em São Luís, a tocha visitará as cidades de Barreirinhas e Imperatriz nos dias 13 e 14 de junho, respectivamente.