Prefeito Araken efetiva Complexo de Segurança Integrado

O prefeito Domingos Araken (PT), acompanhado pelo Comandante do Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (10°BPM), Major Osmar Alves da Silva Filho; o comandante da 4ª Companhia de Policia Militar do 10º BPM, Tenente PM Albatênio de Brito Ramos, vereadores, secretários municipais, presidentes de partidos e lideranças populares inauguraram nesta semana o Complexo de Segurança Integrado (CSI), em Alcântara (MA).e4f8b18a-e1db-4025-a2a9-21c1cb7e1665

Sediado na rodovia MA-106, km 02, entre os bairros Cocó da Ema e Mangueiral, na sede do município, o CSI é vinculado ao 10º Batalhão e ficará responsável pelo policiamento nos municípios de Peri Mirim, Bequimão e Alcântara/Cujupe. Junto com o novo quartel que abrigará a Polícia Militar e a Guarda Municipal, a cidade de Alcântara ganhou o aumento do efetivo policial, nova viatura e motocicleta para o policiamento no Centro histórico da sede.

O dispositivo de honra foi formado pelo prefeito Domingos Araken; o Major Osmar Alves; 1º Tenente Albatênio Ramos; o vereador Benedito Barbosa, representante da Câmara Municipal; o 1º Tenente Huxley Alves Marques da Silva, representando o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira; o delegado da Polícia Civil, Jader Alves; o Pastor João Batista Silva Oliveira e o chefe municipal de segurança, José Raimundo Lemos Campos Junior (Preguinho).

Após a formação do dispositivo, o prefeito Araken saudou a todos e convidou os presentes para o descerramento da faixa de inauguração. Em seguida, foi proferida a mensagem ecumênica pelo pastor João Batista e realizado o hasteamento do pavilhão nacional pelo Major Osmar Alves, o 1º Tenente Huxley Marques e o prefeito Araken. O prefeito falou que há décadas a população de Alcântara esperava pela melhoria na segurança pública e que agora o sonho virou realidade, com o CSI, o aumento do efetivo policial e as novas viaturas.984da49b-c0a8-4ff5-b730-9c7cef86e0c3

“Consolidamos hoje, um sonho antigo da população alcantarense, que era o fortalecimento da segurança pública em nosso município. O CSI agora é uma realidade. Essa parceria da Prefeitura com a Polícia Militar é em favor da comunidade”, disse Araken. O prefeito destacou ainda que essa forte parceria entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal vai intensificar a presença do efetivo policial nas ruas da sede e povoados.

O 10 BPM é responsável pela segurança em Alcântara e mais 11 municípios e de cerca de 400 mil pessoas na região. Segundo o Major Osmar Alves, antes do CSI eram precárias as instalações e condições de trabalho da Polícia Militar, em Alcântara. “Hoje, a realidade é outra. Está muito melhor. Agradecemos ao prefeito Araken pelo trabalho conjunto”, enfatiza o major. O Tenente PM Albatênio Ramos destacou que “com o CSI vamos reforçar este trabalho de combate a violência e garantir mais segurança à população. Aqui, agora é o nosso quartel. Um local adequado e com ótimas condições para trabalhar”, disse Ramos.