Fim do Bolsa Família? Dilma vai cortar programas assistenciais que garantiram reeleições consecutivas do PT…

Golpe é isso:

Cortar os programas sociais, mas, não quer cortar (de verdade) ministérios, assessorias, vender avião presidencial (Aero-Lula) e outras regalias milionárias…

Programas sociais ineficazes serão encerrados, revela ministro

InfoMoney

dilmes

SÃO PAULO ­ O governo pretende sair do “piloto automático” em programas públicos e reavaliar inclusive a eficácia de políticas sociais, disse o novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo desta segunda-­feira (1).

A ideia seria “descontinuar” os que não têm mais sentido e reforçar os mais eficazes, o que faz parte de uma reforma do Estado que o ex­-chefe da CGU (Controladoria­ Geral da União) elabora.

“Temos de verificar a qualidade dos programas. E para que esta avaliação? Para aperfeiçoar e fazer o orçamento seguinte do programa refletir suas necessidades. Não podemos ficar ligados no piloto automático e simplesmente colar a gestão orçamentária”, disse ao jornal. A expressão “piloto automático” tem sido usada com frequência pelo economista Antônio Delfim Netto em crítica às vinculações obrigatórias do Orçamento, que imobilizam governos para a tomada de decisões.

“Estamos discutindo uma série de medidas, fazendo um trabalho de revisão de parâmetros para contratação na administração pública, para focar mais em produtividade e menos em quantidade dos serviços. Esta é uma dimensão importante, porque nossos parâmetros ainda não são bons. É possível fazer melhor com menos”, afirmou. Nesse sentido, a ideia é mexer em quatro pilares principais:

desburocratização, reorganização administrativa, fortalecimento da gestão e controle e gestão da qualidade do gasto público. A nova forma de avaliar políticas federais deve incidir inclusive sobre o Bolsa Família, mas o ministro reitera o sucesso do programa. “Mas sempre há a possibilidade de aperfeiçoamento”, disse.