Em reunião na ANTT, deputado Weverton Rocha e prefeitos de Timon e Teresina discutem consórcio interestadual

Nesta quarta-feira (20), o deputado federal e líder do PDT na Câmara, Weverton Rocha, esteve na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), acompanhando os prefeitos de Teresina, Firmino Filho, e Timon, Luciano Leitoa, na reunião com o diretor-geral do órgão, Jorge Bastos.fe898d61-cd8b-4dbb-b6e0-65e3c450f073

Em pauta, a discussão sobre a operacionalização da linha de transporte público envolvendo as duas cidades. O processo licitatório depende da ANTT, responsável pela regulamentação.A crise do transporte público de Timon-Teresina começou quando as empresas 2 irmãos e Timon City travaram uma guerra judicial para terem o direito de rodar na capital piauiense. A Timon City não logrou êxito na causa e foi proibida de circular em Teresina, após liminar da Justiça Federal.

50e46df0-0fb7-4820-8065-3644ec65e02cCom a decisão do judiciário, caberia a ANTT realizar uma licitação para regularizar o transporte público entre Teresina e Timon, o que não aconteceu, fato que levou a Timon City a conseguir autorização para rodar na capital piauiense.

Mas, a empresa 2 irmãos reverteu o quadro e derrubou a liminar. Com todo o imbróglio relacionado às empresas, o clima segue tenso nas duas cidades, com a população sem o transporte de qualidade que almeja.

Na ocasião, o prefeito Luciano Leitoa ressaltou a importância da licitação por meio do consórcio ou via ANTT. “A população de Timon merece um transporte público de qualidade e vamos trabalhar junto à prefeitura de Teresina para atender da melhor forma”, disse o gestor municipal.

Sobre a demanda, Weverton Rocha destacou a qualificação da frota através do consórcio interestadual. “Acredito que temos que insistir no modelo de consórcio interestadual. A expectativa é positiva e estamos empenhados em apoiar as melhorias na mobilidade urbana de Timon”, assegurou o pedetista.

O parlamentar maranhense recebeu de Bastos o retorno sobre a solicitação das prefeituras, garantindo resolver o problema de mobilidade urbana entre as duas cidades. “Colocaremos a nossa equipe técnica à disposição dos municípios e acredito que em 30 dias poderemos ter uma definição positiva nesse sentido”, afirmou.

Também estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara de Timon, vereador Uilma Resende e os deputados federais Rubens Pereira Júnior e José Reinaldo, além de outras autoridades.