Existe “ex-gay”, sim, e daí?

Recentemente uma discussão num grupo de whatsapp levantou uma antiga questão, de que não há regeneração para as pessoas que vivem o comportamento homossexual, ou seja, não existe “ex-gay”.

Para aquilo que acompanho, observo, não adianta falar, discutir, esse assunto para aqueles que vivem recusando duas importantes palavras: amor e família. Uma completa a outra, e, assim, todo esforço canalizado para as mudanças de comportamento e hábitos são coroados de êxito.

 Escrevo sobre a experiência de vida de um homem que viveu o comportamento homossexual por 16 anos. Mas há 14 anos tem um novo estilo de vida, pois é casado, pai de família e pastor. Falo duma, dentre tantas experiências, que muito tem me impactado a acreditar no próximo passo.

Restaurado e feliz, Pr Kenne e sua esposa Márcia e o filho Levy

Restaurado e feliz, Pr Kenne e sua esposa Márcia e o filho Levy

Acompanho de perto o desenvolver de uma nova família que foi constituída graças ao apoio da comunidade cristã: Nesse sentido, o amor da família e o acolhimento da igreja são fundamentais.

Mas, se você, caro leitor, que lê meu relato não quiser acreditar nessas duas palavras, amor e família, esqueça o restante. Apenas a força do amor é capaz de fazer acontecer à mudança. Sem o calor da família e apoio de uma comunidade, nenhum esforço poderá ser coroado de êxito.

O assunto rende muito, mas, talvez, pelo fato de que muita gente que vive na prática homossexual, não concorde com aquele que decidiu a abandonar o comportamento sexual com iguais, que aliás, observa-se na atualidade que, muitas vezes são os próprios gays que atacam essa possibilidade, de que “não existe, e muito menos poderá existir “ex-gay”, pois eles afirmam que “aquele tenta abandonar tal comportamento, é alienado, frustrado e infeliz. Já que a atração e desejo por pessoas do mesmo sexo é natural e imutável”.

Mas, não vou entrar muito nessa questão neste momento, por hora, querido amigo, leitor, quero me basear no que vejo, observo, que é a vida matrimonial de um bailarino e funcionário público, que abandou o estilo de vida homossexual e casou-se, e segue uma vida tranquila e plena como esposo e pai de família, numa igreja de São Luís, Maranhão. Seu nome é Carlos Kenne Guimarães, que aceitou ser um ministro, pregador e pastor.

Há 8 anos tenho acompanhado de perto a vida ministerial desse homem e posso garantir que é uma nova pessoa, um homem restaurado e que vive em paz com suas emoções e sexualidade. Se alguém quiser conhece-lo, ele está sempre ministrando com uma acolhedora e amorosa equipe. As ministrações são direcionadas a todos que voluntariamente buscam restauração de suas emoções e sexualidade. O Quero, grupo de ajuda, se reúne todas as quartas as 20hs na Catedral de Louvor Maranata do Vinhais

É lá que tenho visto e restauração de muitas outras pessoas que acreditam que podem ir mais à frente, e dar mais um passo rumo ao encontro da sua verdadeira identidade.

Para quem gostaria de participar das reuniões do Quero, entre em contatoquero:

Abilene: 98 982308409

Pra. Paloma 98 999939298

7 pensou em “Existe “ex-gay”, sim, e daí?

  1. Engraçado,,,pode existir:
    Ex padre, ex pastor, ex esposa, ex marido, ex bandido, ex traficante,,mas não pode existir “ex-gay”,,os “simpatizantes” logo se ofendem e o mais interessante é que são os primeiros preconceituosos porque não aceitam que seus argumentos sejam contrariados!
    Particularmente ensino ao meu filho que existe homem e mulher,não tem cromossomo gay,pelo menos até agora,,assim que ele se encontra com o óvulo é que passa a ter a definição de macho ou fêmea, além disso é outra história.
    Até concordo que os direitos civis sejam respeitados,eu mesmo tenho amigos gays e inclusive dois que são chefes de família, casados, com filhos,,,e ….pastores,,,e qual o problema nisso?
    Estado laico,certo, mas as opiniões tem de ser respeitadas sejam prós ou contra,,,
    O hilário é que diariamente neste blog são tratados assuntos de suma importância, ficamos sabendo como os “esquemas” estão sendo feitos ou o que não está sendo feito,,enfim,,,e quase ninguém se manifesta,,,mas é tocar no assunto homossexualidade que logo como que por encanto aparece logo alguem que se sente ofendido,,fala sério!
    Deus faz e ponto final!

    • Pois é Roberto, o assunto que era tão simples acabou se tornando complexo, é assim que caminha a humanidade.

  2. Não há problema nenhum em expor suas convicções, Ricardo. Acho muito louvável que as pessoas tenham seus credos e fé e que possam exercê-los em plenitude. Acho isso tão importante e fundamental na vida de um individuo quanto a própria questão da sexualidade. Mas se deve tocar cuidado para não transformar paradigmas do seu credo (válidos para seus adeptos) em ponto de partida de análises sociais maiores. Ninguém pode afirmar qual a “verdadeira identidade” de alguém senão ela própria. Ninguém pode negar a existência de “amor” e do sentimento de “família” senão aqueles que estão emocionalmente envolvidos numa relação, seja ela formada por casais hetero ou homossexuais. Você pode até não concordar, e tem todo direito a tanto, com a formação de novos núcleos familiares, mas não pode julgar os valores e sentimentos que estão envolvidos neles. Esse é o ponto. Ninguém, para ser aceito socialmente, precisa tomar as atitudes do pastor, até mesmo porque, diante da complexidade das pessoas, para muitos isso equivaleria a uma sentença de morte. Espero que entenda o que quis dizer. Saudações.

    • Bom dia Marcio, eu entendo vc…
      Por favor, me entenda, também, o assunto é complexo devido suas interpretações, até porque, muitos poderão levar para seu lado pessoal,como vc próprio colocou, válidos apenas para os adeptos (prós e contras, cristãos e gays) aí sim, uma simples postagem (que nao precisa ir longe para entender que quis apenas mostrar a importância da família e do amor) pode gerar uma grande confusão. Os exemplos são muitos, mas, como disse, é apenas uma postagem, nao é minha intenção transformar isso em análises sociais, etc. Um abraço.

  3. A sexualidade é algo individual e cada pessoa sabe o que é melhor para si. O pastor tem todo o direito de seguir o caminho que lhe parece melhor. Ponto. Agora querer usar as opções de vida de um homem para acobertar preconceitos é lastimável. Sr. Ricardo Santos, “amor” e “família” não são sentimentos relacionados apenas ao comportamento heterossexual. Cada vez mais esses conceitos são reconhecidos juridicamente a casais homossexuais aqui e mundo afora. Ademais, soa muito pretencioso achar que a sua fé define e qualifica o sentimento das pessoas, apontando-lhes qual a sua “verdadeira identidade”. Tampouco me parece justo que os homossexuais necessitem sublimar seus desejos e sua sexualidade, “regenerar-se”, para se conformar a padrões de vida ditadas pelos outros, como todo o seu texto dá a entender. Uma fé desse tipo, que não é dialógica mas impositiva, que sequer se permite a entender o outro, não é outra coisa senão tirania e opressão. O escriba deve ter maior responsabilidade social, sobretudo para não, sob o pretexto de propagar sua crença, promover caça às bruxas a setores sociais já tão estigmatizados.

    • Acredito na liberdade de expressão. Acredito que no mundo ainda se posso falar em temas proibidos. Talvez vc tenha me compreendido errado, não foi intenção minha “encobertar preconceitos”.
      Meu caro, este “escriba” apenas ressaltou um lado, ainda que sob pena de despertar outros tipos de reações, como no caso, também, preconceitos de pessoas que não aceitam que haja mudança. Vc entrou aqui para deixar sua opinião, tem direito disso, lógico, aqui no meu blog todos podem entrar para falar seu ponto de vista, ainda que seja criticando o meu. Mas, vc já parou para pensar que essa atitude de falar seu ponto de vista, chamando outras pessoa de “preconceituoso” tem duas versões, ou só a sua deve ser válida?

  4. Excelente artigo e o parabenizo pela coragem de dividir conosco essa experiência.
    Não vou me deter no aspecto social,religioso,moral, civil ou penal ,,não é o caso, mas apesar dos pesares eu creio piamente que Deus pode transformar,mudar o qualquer pessoa e qualquer situação, basta apenas que o homem dê um passo, afinal Deus apesar de ser quem Ele é,não é mal educado,grosseiro,tudo Ele pode fazer, desde que o homem se esforce,,,veja a ressurreição do Lázaro, Jesus disse: “movam a pedra”, ora ,Ele poderia simplesmente te-la feito mover-se sozinha,mas não,Ele sabe que o homem tem condições de reagir,de agir , de mover a pedra e o resto é com Ele,,a parte mais dificil!
    O assunto é polêmico porque geralmente foge do campo das idéias e na maioria das vezes transgride o racional.
    Mas parabenizo o pastor e sua família também por se exporem publicamente e que Deus continue abençoando esse trabalho fantástico que é o “Quero” desenvolvido pela Maranata.
    Nem tudo é tragédia,,excelente artigo!

Os comentários estão fechados.