Impeachment: o que quer Lula?

José Reinaldo Tavares

O impeachment já é uma realidade, foi admitido pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, e a partir daí não depende mais dele para prosseguir. Com a Comissão instalada, e eleitos o presidente e o relator, deverá ser aberto um prazo de dez seções para a presidente apresentar a defesa. Depois disso a Comissão delibera e vai para O Plenário para aceitar ou não o Impeachment.olha-300x250e

Estava na Câmara como deputado e participei do impeachment de Collor de Melo. Nesse caso o processo inteiro durou cerca de 40 dias e o impeachment foi vitorioso e a partir daí Color foi obrigado a se licenciar da Presidência da República, assumiu o vice Itamar Franco, e antes do julgamento final pelo Senado ele renunciou. Depois foi absolvido criminalmente pelo Supremo.

Em linhas gerais foi isso o que aconteceu e assim deverá ser agora.

Hoje ninguém sabe direito quantos votos tem Dilma ou quantos tem os que são a favor do Impeachment. Dilma precisará ter 172 votos contra para se livrar da ação. Não parece muito, é apenas um terço da Câmara. Mas, o Color só obteve 44 votos e como Dilma bateu, antes, recordes de popularidade. Acontece que o processo que parece ser decidida internamente pelos 513 deputados, na prática não é assim. Os deputados são pessoas conhecidas e as pessoas cobram nas ruas, nos aviões, em toda a parte. Quando começou o impeachment de Color começou frio, Ulisses ainda não tinha entrado para valer, mas no decorrer do processo o povo tomou posição e aí foram diminuindo os votos de Color e no final restaram apenas 44.

Portanto ninguém pode afirmar nada agora ainda, mas o tempo está contra a presidente. O nervosismo do governo mostra como temem o processo. Fernando Henrique respondeu por um impeachment quando foi presidente e teve no plenário não 172 votos mas 344. Não houve o drama que vemos hoje. O nervosismo é devido ao medo, real, de não conseguirem na data da votação os votos necessários para sepultar o processo. E a meu ver o medo é justificável. Pois São poucos na Câmara que gostam do governo. O PT sempre viu os partidos aliados como auxiliares. Mesmo o PMDB. Cansou de prometer e não cumprir. Na grande maioria os deputados não se sentem como participantes do poder. Além disso só dez por cento da população apoia o governo e até o seu partido o PT, está muito dividido em relação a presidente e ao governo.

Outro dia, só para ilustrar, e como neste caso ocorreram dezenas semelhantes e até mais graves, um ministro do atual governo, um senhor simpático, se sentou nas primeiras cadeiras do avião esperando a partida. Meio desconhecido como são a maioria dos ministros atuais, porém conhecidos dos deputados que ao entrarem no avião o cumprimentava: ”Oi ministro, tudo bem? E ele respondia, “Tudo, obrigado”. Quando uma senhora sentada próximo se levantou, brava, e perguntou: “ Mas, como, o Sr. é ministro desse governo corrupto? ”. E ele mais do que depressa: “É apelido minha senhora, á apelido! “.

Não está fácil a vida de ministros do governo e como será a dos deputados?

Veremos no transcorrer. Mas uma coisa tem deixado ouriçados os nervos de muita gente. Vamos explicar. Todos sabiam que Eduardo Cunha age sempre no limite, é muito corajoso e inteligente e sabe que está muito complicado e que é muito difícil a sua situação. Ela sabe que se o processo que responde na Comissão de Ética for para o Plenário, é grande o risco de perder o mandato. E aí negociou com o PT os votos que precisava no Conselho para ser absolvido ali mesmo. Em troca não admitiria a abertura do processo de impeachment. Lula passou a defender o voto em Cunha e o tempo foi passando e ninguém esperava mais a abertura do processo neste ano.

Os deputados do PT, à contragosto, admitiam votar a favor de Cunha. Mas, na semana passada, subitamente, a uma semana ainda da seção do Conselho de Ética que só acontecerá, possivelmente nesta terça, o presidente do PT Rui Falcão que todos sabem que só faz o que Lula manda, soltou uma nota proibindo os deputados do partido votarem a favor de Cunha deixando o Palácio atônito, o governo sentindo faltar terra sob os seus pés, e sem compreender o que estava acontecendo, foi um pânico generalizado no governo. Cunha na mesma tarde cumpriu o que dissera e recebeu e deu início ao processo que pode tirar Dilma do Governo. Portanto o processo de impeachment foi precipitado pelo PT, por Lula, um surto de ética repentina?

Lula é muito inteligente, pragmático e impiedoso. Uma “metamorfose ambulante” como se classificou um dia. Mas porque mandou precipitar o impeachment?

Está fora de dúvidas que não foi combinado com a presidente e nem com seu governo, que foi tomado de surpresa. Então cai por terra a hipótese de deixar acontecer para vencer no voto e renovar politicamente a presidente. E o que sobra, então? A outra hipótese é ruim para Dilma se for mesmo isso. Lula se convenceu que Dilma não tiraria o Brasil do buraco em que está e chegou a conclusão que tudo vai piorar como, aliás é consenso entre todos e, assim, ele naufragará de vez junto com o PT. Ela saindo sempre haverá a possibilidade de sair de cena e fazer um acordo com Michel Temer que assumiria a presidência para fazer o que ela não terá como fazer. Nesse jogo tudo é possível. Só ele poderá explicar.

Agora teremos uns quarenta dias, possivelmente após o recesso, para o desfecho do caso. Isso coincidirá com a piora geral do quadro econômico, com o aumento do desemprego e com o aumento de juros no mercado americano devido à recuperação da economia, o que trará fuga de capitais no Brasil, piorando as coisas. As previsões são de que tudo estará mais difícil o que será péssimo para Dilma. Isso explica porque o governo quer decidir essa questão ainda em janeiro, sem recesso.

Agora o pêndulo do poder pende para Temer e para o PMDB como não acontece desde Ulisses. O jogo está feito e será para profissionais.

O ministro Eduardo Braga das Minas e Energia mandou avisar ao governador Flávio Dino através da secretária Crisálida Rodrigues que está marcado para depois do carnaval o leilão do linhão que ligará as subestações de Bacabeira e Parnaíba fundamental para a expansão de energias limpas, eólica e solar no Maranhão. É uma notícia muito importante para o estado e para a região do litoral maranhense entre as duas subestações. De parabéns o governador e a todos que lutaram por isso.

E quanto ao meu voto no impeachment?

 Meu voto será decidido pelos interesses do Maranhão, esse estado tão abandonado. Não tenho ideologias a me comandar e assim quero garantias de que teremos apoio total para instalarmos o Instituto Tecnológico da Aeronáutica em Alcântara e todos os institutos que o cercam, da implantação da Cidade Digital no Centro Histórico junto com a recuperação dos prédios para o projeto de ensino integral para todos os colégios do município de São Luís, e recursos e condições para a instalação de mini usinas de biodiesel de óleo babaçu dando renda para milhares de quebradeiras de coco, que trabalham intensamente, mas tem renda muito baixa por falta de apoio. Com o aumento para sete por cento da mistura do biodiesel no diesel e na gasolina o projeto tornou-se muito atrativo. E pela garantia de duplicação da BR-135. Votarei pelo Maranhão, não quero nada para mim.

Chega de sermos joguetes de interesses de poder.

Mas, será muito duro votar a favor de Dilma que faz um governo muito ruim para o povo brasileiro. Será que ela muda?

E vou conversar com o governador, pois fazemos parte do mesmo grupo político, e temos, como objetivo maior o progresso do nosso estado.