Irresponsabilidade: Onde está o dinheiro da Saúde, Edivaldo Holanda?

Blog reproduz a postagem do blogueira Mônica Alves, sobre destruição de um importante órgão da Saúde pública municipal. Acompanhem abaixo:834723375-001020-04012014

Há exatamente 1 mês, o Deputado Estadual Wellington do Curso (PPS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a irresponsabilidade da Prefeitura de São Luís com a proteção aos animais e a saúde pública. Claro, uma coisa tem totalmente a ver com com a outra, afinal, a “causa animal” também é sinônimo de saúde.2cc7393a-29f1-418b-9581-3a7186bfd230

A denúncia feita pelo nobre deputado, em Novembro passado, fazia referência à atual situação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que está desativada e, segundo o parlamentar, vem apresentando riscos à saúde pública.

Em Abril deste ano eu também denunciei, aqui no Blog, o descaso da prefeitura com a “causa animal” e, na oportunidade, fui até o Centro de Zoonoses e constatei a não funcionalidade do Centro, o que já dura 02 anos. (Reveja AQUI).

Passados 30 dias e sem nenhum resultado, Wellington utilizou, de novo, a tribuna para solicitar que fosse destinada mais atenção à saúde pública e, ainda, aos casos das doenças que têm acometido a população, a exemplo da raiva, do calazar, leptospirose, dentre outras.

Ao se pronunciar, ele traçou paralelo entre os constantes casos de cidadãos acometidos por doenças e a desativação do antigo Centro de Controle de Zoonoses da capital maranhense, o que, segundo ele, releva a postura negligente e irresponsável da Gestão Municipal.

O parlamentar destacou, ainda, proposição de sua autoria que solicita ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, que adote providências a fim de evitar o aumento expressivo no número de casos de Microcefalia no Maranhão, já que 16 casos já foram notificados. O deputado fez referência, também, aos elevados índices de pessoas que morreram vítimas de calazar, o que evidencia a necessidade emergencial de se reativar a Unidade de Vigilância em Zoonoses e também adotar medidas que evitem o aumento no número de óbitos de pessoas vítimas de doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

“Recentemente, o Ministério da Saúde realizou uma coletiva para tratar sobre os casos frequentes de microcefalia no Nordeste. Em nota à imprensa, anunciou-se estado de emergência na região. No Maranhão, em específico, há o registro de 16 casos, sendo 1.248 casos suspeitos de microcefalia no País. Paralelo ao iminente surto da doença e a sua relação com o Zica vírus, temos os casos de calazar, leptospirose, além de  doenças causadas pelo Aedes aegypti. Apesar de tal realidade, infelizmente, a Prefeitura de São Luís, de forma negligente, omite-se dos cuidados básicos que evidenciariam a preocupação necessária quanto à saúde pública. Como ápice da negligência da Gestão Municipal, tem-se a presente situação do antigo Centro de Controle de Zoonoses, atual Unidade de Vigilância em Zoonoses, que foi interditado e até hoje não possui sede. Por não aceitarmos a postura negligente da Prefeitura como um mecanismo que expõe a vida de inúmeros ludovicense a risco, trazemos novamente à esta Casa a realidade que assola a população, objetivando assim combater as ações contínuas e lesivas à vida. Somente nesse ano, 44 casos já foram notificados na capital. No ano passado, ocorreu apenas um óbito na capital maranhense. Analisando-se o cenário nacional, percebemos que as demais cidades têm tido ações que evidenciam a preocupação dos gestores com a saúde pública, postura essa não observada em São Luís. Temos aqui por principal objetivo solicitar que sejam adotadas providências que zelem pela integridade física dos cidadãos e, assim, pelo bem mais precioso que o ser humano pode ter: a vida”, relatou.

Continue lendo aqui:

2 pensou em “Irresponsabilidade: Onde está o dinheiro da Saúde, Edivaldo Holanda?

  1. O dinheiro da saúde está sendo desviado por uma quadrilha…entá em várias ações.

  2. sacanagem ter que pegar dengue porque a prefeitura não tirou um cachorro da rua…

Os comentários estão fechados.